Publicado em: quinta-feira, 01/12/2011

Secretario estadual de Saúde esclarece gripe suína no Ceará

O secretaria de Saúde do Estado do Ceará, Arruda Bastos, esteve hoje reunido junto a Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (30) para falar sobre as medidas que estão sendo aplicadas no município de Pedra Branca que apresenta um surto da gripe A H1N1, a conhecida gripe suína. Até agora, 15 casos foram confirmados na cidade.

Na avaliação do deputado Welington Ladin, a presença dos secretário no encontra demonstra que a população precisa ser tranquilizada sobre o problema, uma vez que a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) já está tomando as medidas cabíveis para controlar a doença.

Porém, o deputado ainda comentou sobre a falta de vacinas contra a gripe suína no estado, apesar do Ceará já ter conseguir saintifer a meta de imunizações nos grupos de risco. “Há uma cobertura muito boa na cidade e na região”, ponderou. Ele ainda comentou que a Sesa já enviou uma boa quantia de Tamiflu para que a população que está com suspeita receba o tratamento adequado. “Um dado importante é que até agora não houve nenhum caso grave lá”, afirmou Ladin.

Na terça-feira (29), a Sesa infirmou que está disponibilizam leitos especiais e atendimento com ambulância para todos os casos mais graves da doença, bem como a presente de uma médica infectologista para esclarecer os procedimentos a serem tomados na região.