Publicado em: quinta-feira, 15/03/2012

Secretário diz que UPPs do Rio estão na mão do povo

O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, afirmou que o processo de pacificação das favelas da cidade vai além de projetos do governo e de eventos esportivos que a cidade irá receber. A declaração se refere às Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), criadas na gestão de Beltrame e se transformaram na maior bandeira internacional do governo carioca para as Olimpíadas de 2016 e para a Copa do Mundo de 2014.

Ele afirmou que as UPPs estão nas mãos do povo hoje e que vai ser difícil interromper este movimento. Beltrame afirmou que a sociedade carioca “já assumiu a UPP” e se defende das críticas de que o programa foi criado para os eventos esportivos dos próximos anos. O secretário garante que o projeto foi criado para proteger a população e que esses programas não foram criados para realização de megaeventos.

O secretário está na cidade de Doha, capital do Catar, para participar da 2ª Conferência Internacional em Segurança no Esporte, evento realizado pelo Centro Internacional para Segurança no Esporte (ICSS, em inglês). Nesta quinta, último dia do encontro, Beltrame falou sobre a segurança pública no Brasil e explicou como ampliar os benefícios sociais que são gerados através de megaeventos.