Publicado em: quarta-feira, 30/11/2011

Secretário de Saúde irá prestar esclarecimentos sobre Gripe A

Nesta quarta-feira, dia 30 de novembro, o secretário da Saúde do Ceará, Arruda Bastos, irá a uma reunião da Comissão de Seguridade Social e Saúde da Assembleia Legislativa para falar sobre as providências que serão tomadas pelo Estado em questão ao surto de Gripe A no município de Pedra Branca, onde foram registrados 13 casos da doença.

O deputado Welington Landin afirmou que o comparecimento do secretário faz com que se entenda que é necessário manter a população tranquila sobre a doença, porque a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) já está tomando as devidas providências para que tudo seja controlado. O deputado afirma que o estado do Ceará atingiu uma meta de vacinação, sendo que idosos, gestantes e crianças (o grupo de risco) não corre perigo, pois está imunizado.

Landin afirma que a Secretaria de Saúde já mandou para o município de Pedra Branca os medicamentos necessários para atender aproximadamente mil pessoas que tenham contraído a doença. Além disso, também enviou uma UTI móvel e mais médicos. O deputado afirma que é importante ressaltar que ainda não foi registrado nenhum caso mais grave.

Landin afirma que o município de Pedra Branca já tomou algumas providências para que a doença não se espalhe como dar orientação para as pessoas e fechar as escolas. O deputado disse que o secretário de saúde irá detalhar mais sobre o que deve ser feito e como tratar do problema, além de explicar sobre a vacinação imediata.