Publicado em: sábado, 03/12/2011

Secretária executiva da ONU diz que negociações sobre Protocolo de Kyoto avançaram

A secretária executiva da Convenção Marco das Nações Unidas para a Mudança Climática (UNFCCC), Christiana Figueres, afirmou na sexta-feira (02) que as negociações para renovar o Procotolo de Kyoto ‘avançaram muito’ nos últimos dias de conferência em Durban. O Protocolo é o único documento que determina uma meta para reduzir a emissão de gases-estufa e assinado por diversos líderes internacionais, mas alguns países haviam declarado que não viam necessidade em continuar com o tratado.

“Nesta semana ficamos otimistas porque houve um progresso muito bom. A pergunta não é se vai haver um segundo período, mas o que será aprimorado. Essa conversa ainda não está definida porque será um debate entre ministros. Porém, o fato de estarem debatendo como será desenvolvido o segundo período do protocolo já é um grande passo,” declarou a secretária executiva. O primeiro período do Protocolo se encerra no final de 2012 e a renovação deveria ser aplicada em 2013, mas ainda não há nada definido para isso.

Quando questionada sobre a possibilidade de o Canadá, a Rússia e o Japão não assinarem o Protocolo, Figueres declarou que não recebeu nenhum ofício formal sobre a exclusão desses países. No caso do Canadá, por exemplo, o governo já declarou que considera o Protocolo uma coisa do passado.

O tratado foi assinado em 1997 e obriga países desenvolvidos a seguirem as determinações, sendo que aqueles considerados em desenvolvimento não precisam obedecer ao que foi fixado. Os Estados Unidos, que até então era a maior potência mundial, nunca assinou o acordo.