Publicado em: sexta-feira, 23/03/2012

Secretaria de Educação de Campinas oferece duas mil vagas em cursos para formação continuada

A Prefeitura de Campinas, através da Secretaria Municipal de Educação (SME), está oferecendo duas mil vagas em 59 cursos e grupos para formação continuada de educadores da Secretaria, da Fundação Municipal para Educação Comunitária (Fumec) e outras entidades educacionais conveniadas.

As oportunidades gratuitas são voltadas a professores da educação infantil e do ensino fundamental, professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA), agentes e monitores do ensino infantil, juntamente com especialista de toda a rede municipal de educação.

O objetivo das formações continuadas é promover uma constante qualificação e atualização dos educadores, buscando uma melhoria da qualidade da educação oferecida na educação municipal. As inscrições dos interessados podem ser feitas somente até hoje, às 18 horas, através do site http://inscricoescefortepe.ima.sp.gov.br.

Os resultados serão divulgados no dia 05 de abril, no mesmo site da inscrição. Outras informações sobre o processo de seleção e a relação de cursos e grupos podem ser acessadas na resolução SME/FUMEC Nº 02/2012 no Diário Oficial do Município do dia 9 de março de 2012.
Sobre os cursos

Os cursos serão realizados no Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional (Cefortepe), no Centro Escolar de Música, na Aliança Francesa e no Parque das Águas. As aulas começar no dia 09 de abril e caso existam vagas remanescentes, os interessados precisam procurar o local do curso já na primeira semana de aula.

Os cursos são nas áreas de Artes, Avaliação Institucional, Educação Ambiental, Educação Especial, Ler e Escrever, Linguagens, Mais Educação, Memória e Identidade na Promoção da Igualdade na Diversidade (Mipid), Tecnologia Educacional e Temas em Continuidade.

Os temas de cada curso seguem as diretrizes pedagógicas e foram definidos a partir da necessidade dos profissionais na rede municipal de educação, como o caso dos sete cursos que abordam a educação musical, formando os docentes para atuarem com os alunos na sala de aula, com o cumprimento da lei federal que estabelece o ensino da temática musical em todas as escolas.