Publicado em: segunda-feira, 25/07/2011

Scraps para Orkut podem ser enviados sem que terceiros leiam a mensagem

Uma das redes sociais mais populares entre os internautas do Brasil é o Orkut. Desenvolvido pela empresa Google, cujo carro-chefe é o sistema de buscas pela internet, o Orkut foi lançado em 2003 e se colocou como pioneiro das ferramentas virtuais que permitem crias círculos sociais na internet. Assim, para facilitar a comunicação entre os seus usuários, a Google deu o nome de “scraps” aos recados que são enviados à página pessoal de um usuário.

A princípio, os scraps do Orkut eram todos públicos, sendo que qualquer pessoa poderia ler uma mensagem enviada para um contato da sua rede. Com isso, os próprios usuários criaram uma alternativa que premitisse uma comunicação privada ao usarem os depoimentos como mensagens secretas. Um depoimento é o texto enviado para fazer uma homenagem a um amigo e declarar opiniões à pessoa que faz parte da rede de contatos.

Conforme os desenvolvedores do Orkut perceberam a crescente necessidade de criar maneiras de continuar uma conversa com privacidade, a rede social passou a contar com filtros definidos a partir de grupos. Além disso, o recado privado passou a existir, sendo que este só pode ser lido por quem envia e por quem recebe a mensagem.

Portanto, os scraps para o Orkut também sofreram alterações na medida em que a própria rede social crescia e adotava novos recursos para os seus usuários. Por a comunicação ser um dos objetivos do Orkut, os scraps sempre tem alguma novidade e melhoria para tentar facilitar ainda mais a vida de quem usa o Orkut.