Publicado em: segunda-feira, 17/03/2014

SC: Secretaria de Educação apura denúncia de racismo em escola de Camboriú

SC: Secretaria de Educação apura denúncia de racismo em escola de CamboriúA onda crescente de casos de intolerância racial no Brasil tem espantado pela abrangência e pela forma com que as pessoas têm sido atacadas por sua raça, e parece estar se disseminando cada vez mais. Após diversos casos registrados no futebol, agora uma grave denúncia surge em uma escola de Camboriú, no litoral catarinense.

De acordo com a Secretaria de Educação do município, uma sindicância foi instaurada para averiguar um suposto caso de racismo. No caso, a vítima seria um professor, que trabalha na rede municipal de ensino desde 2009. De acordo com a suposta vítima, o racismo estaria sendo cometido por outros três educadores.

A vítima registrou boletim de ocorrência na delegacia contra os três colegas de profissão, que atuavam na mesma escola. Ele teria sido transferido para outra instituição de ensino, e a sindicância só não foi instaurada antes justamente por ainda não existir, à época do início dos problemas, um B.O. registrado.

Providencia inicial

O reclamante trabalhava em uma escola no bairro Areias, e os acusados também são da mesma unidade. As ofensas, segundo o próprio professor, aconteciam durante o expediente de trabalho, mas não há testemunhas. O caso passa agora por análise do departamento jurídico da Secretaria Municipal de Educação de Camboriú.

A Secretaria, como medida preventiva a novas ofensas e ameaças por conta do registro da ocorrência, transferiu o professor que teria sido vítima de racismo para uma outra escola, no Centro da cidade. De acordo com a secretária da educação do município, Fátima Gervásio, o Ministério Público também acompanha o desenrolar do caso. Ela garantiu que diversos professores negros trabalham para a secretaria, que não fomenta nem tolera qualquer tipo de postura discriminatória e de segregação, e que nunca houve qualquer registro de queixa semelhante a esse.