Publicado em: quarta-feira, 11/04/2012

SBT é condenado por plágio

Alberto Luchetti, que é ex-diretor da Globo e dono da All TV, ganhou briga na justiça em primeira instância contra o SBT. De acordo com a decisão judicial ele deve ganhar R$ 3 milhões de indenização. Luchetti moveu processo contra o SBT alegando que a emissora plagiou um projeto para programa de jornalismo apresentado por ele em 2005.

Lucheti explica que entregou o projeto a Silvio Santos, que acabou usando a sua ideia do programa “Aqui Agora”. Na época, o telejornal tinha plateia, seguindo um novo formato. O diretor afirmou ainda que tem documentos que provam que o projeto foi repassado para a direção da emissora.

Em 2008 ele entrou com processo alegando danos morais e materiais, pedindo indenização correspondente a 5% do faturamento do programa que ficou no ar durante dois anos. Lucheti afirma que o dinheiro não é tão importante, quanto à lição que as pessoas devem aprender, de pagar o que é devido pelo uso da ideia dos outros.

Ele disse que esta é uma questão moral. O SBT ainda tem direito e vai recorrer, já que a decisão foi tomada pela 1ª Vara Cível de Osasco em São Paulo, conforme explicou sua assessoria.