Publicado em: quarta-feira, 08/05/2013

Saul Bass recebe homenagem pelo seu 93 aniversário

Saul BassSaul Bass, o designer e cineasta norte americano, Saul Bass, foi o homenageado escolhido pelo Google para ganhar um doodle comemorativo no dia de hoje. Ele ganhou um complexo doodle animado, para marcar o dia em que o artista, nascido em Nova York, completaria 93 anos. A animação foi montada com figuras geométricas que remetem ao trabalho do homenageado, acompanhadas ainda de um trecho do musical Unsquare Dance.

O designer nasceu em Nova York no dia 8 de maio de 1920, iniciando sua carreira com a realização de anúncios exibidos nos cinemas de Hollywood, por volta dos anos 40. O primeiro trabalho com grande destaque foi a realização de abertura para os créditos de um filme, onde eles foram ilustrados com o desenho de uma rosa em chamas. Bass se tornou pioneiro no cinema, trabalhando com grandes cineastas, por conta das inovações que trazia em seus trabalhos. Ele chegou a realizar parcerias com Alfred Hitchcock, Otto Preminger, Stanley Kubrick e Martin Scorsese.

Entre seus trabalhos mais conhecidos, está a abertura que mostra uma animação com papel, trazendo um homem viciado em heroína. Além disso, outra inovação que marcou sua carreira foi realizada em um filme de Hitchcock, quando ele montou os créditos do filme descendo de cima para baixo, fazendo uma analogia com a imagem de arranha céus.

Em 1968 ele foi premiado com o Oscar de melhor documentário de curtas, por conta da produção do curta metragem Why Man Creates. Bass ficou ainda conhecido como o revolucionário do século 20, ganhando ainda mais projeção ao desenvolver a identidade visual de empresas como United Airlines, Minolta, Bell e Warner Communications.