Publicado em: quarta-feira, 08/05/2013

Saul Bass é homenageado pelo Google por seu 93° aniversário

Saul BassSaul Bass, o designer gráfico e cineasta norte-americano está sendo homenageado hoje 08/05 pelo seu 93° aniversário. A figura que representa a marca do buscador foi transformada em um Doodle animado para marcar o dia de aniversário do artista nova-iorquino que completaria 93 anos no dia de hoje.

O Doodle traz figuras geométricas juntamente com um trecho da peça musical “Unsquare Dance”, composta pelo músico de jazz Davi Budreck, para representar um pouco do trabalho de designer.

Saul Bass nasceu no dia 8 de maio de 1920, na cidade de Nova York, e deu início na sua carreira profissional através de anúncios exibidos nas delas dos cinemas de Hollywood nos anos 40.

O primeiro trabalho de reconhecimento do artista foi a abertura para os créditos do filme “Carmen Jones”. Nele, Bass ilustrou os créditos com o desenho de uma rosa pegando fogo.

Com ideias inovadoras que trouxe do design, o artista se tornou o pioneiro especialista em aberturas e ilustrações no cinema mundial. Saul chegou a trabalhar com cineastas renomados como Alfred Hitchcock, Martin Scorsese, Otto Preminger e Stanley Kubrick.

Saul Bass

Saul Bass

Uma das aberturas mais conhecidas de Bass foi a animação de papel em que ele retratou um homem dependente de heroína.

Outra ideia inovadora, para a época, de Saul Bass veio no filme “O homem do Braço de Ouro”, em 1955. Já ao participar de um filme de Alfred Hitchcock, ele aplicou um novo modelo de créditos, que iam para cima e para baixo aleatoriamente, que no final remontavam a imagem de arranha céus da cidade.
A parceria entre Bass e Hitchcock se estendeu também nos longas Um Corpo que Cai, de 1958 e Psicose, em 1960.

No ano de 1968 o já cineasta recebeu pela primeira vez o Oscar de melhor documentário de curta-metragem do ano pela produção de “Why Man Creates”. Saul Bass ficou conhecido como o designer e cineasta revolucionário do século 20.

Ele ganhou fama internacional ao projetar as logomarcas das empresas AT&T, United Airlines, Warner Communications dentre outras.
O artista morreu no dia 25 de abril de 1996.