Publicado em: sábado, 22/06/2013

Saúde exige cuidados especiais no inverno

Saúde exige cuidados especiais no invernoNa tentativa de diminuir a sensação de frio no inverno, estação mais fria do ano e que começou nesta sexta-feira, dia 21, os brasileiros recorrem a diversos métodos. Entre os equipamentos que são bastante utilizados neste período estão os aquecedores de ar portáteis. Eles são usados para que o ambiente fique mais agradável e quente. Mas, alguns cuidados devem ser tomados para que a utilização deste equipamento não prejudique a saúde.

Quem dá as orientações é Jairo Sponholz Araujo, pneumologista e presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Ele explica que entre os fatores de risco está o fato dos aquecedores de ar retiraram a umidade que existe no ambiente e assim, com o ar mais seco, a tendência é que as vias aéreas fiquem ressecadas. O resultado disso é tosse, o nariz pode sangrar, a garganta fica irritada, a pessoa sente o olho seco, além de poder desenvolver crises de alergia. O cuidado deve ser maior ainda por parte das pessoas que já têm histórico de doenças do aparelho respiratório, como rinite, sinusite e asma, porque o uso do aquecedor tende a agravar o problema.

Assim, para poder usar este equipamento sem que a saúde fique prejudicada, o médico aponta que o ideal é deixar uma bacia com água ou uma até mesmo uma toalha úmida no ambiente onde o aparelho funciona. Isso faz com que a umidade do ar permaneça.

Mas, se ao contrário, as pessoas preferirem usar um umidificador de ar, o preciso ter cuidado para que o equipamento não deixe o ambiente úmido demais, o que aumenta a probabilidade de que bactérias e fungos se proliferem, piorando quadros de infecções e alergias.

Kelma Rosatto é pneumologista do Hospital São Luiz e diz que para evitar problemas, o ideal é utilizar o aquecedor durante um prazo de duas horas. Este é o período ideal par para que o cômodo fique mais agradável, sem no entanto, que a saúde seja prejudicada. O ideal não é dormir, segundo Kelma, com o aparelho em funcionamento.

Além disso, no inverno crianças, pessoas com doenças respiratórias e idosos são mais propensos às doenças de inverno. Entre as situações que podem ocasionar problemas estão as mudanças de temperatura de forma brusca. Assim, o ideal é se agasalhar bem ao sair de um ambiente quente para um local gelado. Outra coisa que ajuda a manter a saúde é tomar bastante água, e ter uma alimentação saudável.

Equipamento ideal

O pneumologista explica que quem decidir comprar aquecedor de ar deve prestar muita atenção,porque alguns são perigosos. Os que utilizam gás, por exemplo, podem até causar a morte, porque retiram o oxigênio do ar e em seu lugar soltam monóxido de carbono. Para o médico, as melhores opções são os aquecedores movidos a eletricidade, como os de cerâmica e quartzo ou os movido a óleo, porque eles não utilizam oxigênio para funcionar.

Entre outras dicas está manter a casa sempre limpa, longe de poeira e arejada.