Publicado em: sábado, 24/09/2011

Saúde de líder venezuelano cancela visita de Ahmadinejad ao país

Nicolas Maduro, ministro de Relações Exteriores da Venezuela, anunciou nessa sexta-feira, dia 23 de setembro, o cancelamento da visita oficial de Mahmoud Ahmadinejad, presidente iraniano, a Caracas, nesse sábado. A decisão de adiar a data foi tomada por ambos os governos.

Isso aconteceu porque, segundo o chanceler, o governo pretende esperar o cumprimento do cronograma de recuperação completa de saúde do presidente do país, Hugo Chavéz. Maduro afirmou que nas próximas semanas, ou talvez meses, o líder iraniano fará a visita. Hugo Chavéz não pode comparecer nem mesmo na 66ª Assembleia Geral da Onu.

Após se submeter ao quarto ciclo do tratamento de quimioterapia, em Havana, Hugo Chavéz chegou a Caracas na quinta-feira. O presidente declarou, em sua chegada ao aeroporto de Maiquetía, que a fase de quimioterapia terminou, mas agora é preciso se dedicar à recuperação da parte física.

A visita de Ahmadinejad seria a quinta que o presidente iraniano faz a Caracas desde que está no poder. Hugo Chavéz foi para o Irã, pela última vez, em outubro de 2010, em visita oficial, mas que serviu para intensificar a cooperação financeira, especialmente no setor energético.