Publicado em: sexta-feira, 01/07/2011

Saúde de Hugo Chávez: Presidente da Venezuela admite ter passado por procedimento médico

Após um procedimento cirúrgico pelo qual passou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, dúvidas começaram a surgir quanto ao seu estado de saúde. Como tentativa de amenizar as especulações, Chávez fez um pronunciamento oficial por meio da TV estatal, no qual afirma que retirou um tumor com células cancerígenas, mas que está em tratamento para logo voltar às perfeitas condições. A cirurgia do presidente foi realizada em Cuba, na cidade de Havana.

Porém, da mesma maneira como a doença de Fidel Castro foi tratada como segredo de estado, pode-se supor que a condição de saúde de Chávez também está sendo blindada dentro do país cubano. Parte do motivo para ele ter se pronunciado foi por um jornal norte americano ter descoberto informações com os serviços secretos e publicado a notícia dizendo que o presidente está fazendo tratamento para cancro.

Agora, com a repercussão da mensagem que foi noticiada por Chávez, o governo venezuelano tomou uma posição oficial a respeito do assunto. O vice-presidente, Elías Jaua, pediu que a unidade e a disciplina fossem mantidas para dar continuidade ao plano de governo estabelecido pelo presidente. Além disso, Jaua afirma que as ordens de Chávez são claras para seguir com as revoluções que levem à sociedade socialista.

Durante o seu pronunciamento, Chávez contou que “os estudos confirmaram a existência de um tumor com a presença de células cancerosas, o que exigiu uma necessária segunda intervenção, que permitiu a extração total do tumor”. O presidente tem 56 anos e está no poder desde o ano de 1999.