Publicado em: sexta-feira, 27/07/2012

Saque em dólar poderá ser feito em caixas eletrônicos

Saque em dólar poderá ser feito em caixas eletrônicosO uso de terminais de autoatendimento, conhecidos como caixas eletrônicos, para operações de câmbio foi aprovado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Por meio do aparelho, o cliente poderá fazer a troca de moeda nacional por internacional, assim como a operação inversa. O limite para as operações desse tipo será de até 3 mil dólares. De acordo com o Banco Central, a operação poderá ser feita depois da identificação do cliente, exigência que já existe hoje em dia para esse tipo de transação.

Por meio de uma nota divulgada para a imprensa, o Banco Central disse que a restrição em relação ao tipo de empresa que pode executar o câmbio não existe mais. Até então só as empresas voltadas para o turismo e que tivessem cadastro no Ministério correspondente era quem poderiam executar essas tarefa. Agora, o câmbio manual poderá ser feito por qualquer pessoa jurídica, não importando o seu setor de atuação. Geraldo Magela Siqueira, que é secretário-executivo do Banco Central, disse que agora até uma padaria poderá fazer esse tipo de transação.

As medidas foram tomadas para deixar mais simples as operações de câmbio de pequeno valor, deixando a ação mais acessível. Essa é uma das medidas que serão tomadas pelo governo federal para deixar mais simples e moderna o mercado de câmbio no país e oferecer aos turistas uma maneira segura de realizar essas transações nos eventos esportivos dos quais o Brasil será sede nos próximos anos.

As novas operações só poderão ser realizadas em equipamentos que ainda não estão disponíveis em território brasileiro. As máquinas, que são mais comuns nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, são chamadas cambiadoras, já que permitem que seus clientes troquem moedas de diferentes países com rapidez e facilidade. Os novos terminais serão instalados e operados pelas empresas que já realizam o câmbio de moedas no país.