Publicado em: terça-feira, 11/03/2014

São Paulo volta a vencer clássico e complica Corinthians

São Paulo volta a vencer clássico e complica CorinthiansNa tarde deste domingo, o tricolor paulista teve dois adversários de peso: o rival Corinthians, em pleno Pacaembu; e um tabu contra rivais do estado, que já durava 12 partidas e 15 meses. Em um jogo repleto de reviravoltas, o São Paulo venceu por 3 a 2, complicando o rival no Grupo B do Paulistão.

O destaque negativo da tarde foi o zagueiro Antônio Carlos que, em um dia de extremo azar, marcou dois gols contra. Contudo, graças a Paulo Henrique Ganso, Luis Fabiano e Rodrigo Caio, o tricolor conseguiu mais um triunfo na competição. Agora, o São Paulo soma 24 pontos no Grupo A, seis a mais do que a Penapolense (que tem um jogo a menos). O Corinthians segue na terceira posição do Grupo B, e não depende apenas das próprias pernas para se classificar para a fase eliminatória.

A partida

O zero não demorou muito para sair do placar. Com apenas nove minutos de jogo, após um início equilibrado, Luciano cruzou na área e Antônio Carlos furou na hora do corte. A bola resvalou na perna esquerda do zagueiro tricolor e foi para as redes. Após o gol precoce, o Corinthians se fechou na defesa. O São Paulo trocava muitos passes na intermediária, mas não conseguia avançar até a área do rival.

A solução foram as bolas de longa distância. Pabón, Luis Fabiano e Douglas fizeram suas tentativas, mas foi Paulo Henrique Ganso quem conseguiu um belíssimo chute de longe, aos 38 minutos, deixando tudo igual no placar. Este foi o primeiro gol de Ganso na temporada.

Segundo tempo

Mais uma vez, a bola não demorou a balançar as redes. Com apenas 5 minutos do segundo tempo, Pabón encontrou Luis Fabiano na área, que virou o jogo para o São Paulo. O colombiano confirmou sua ótima fase como “garçom” no tricolor: na rodada anterior, a goleada de 4 a 0 do São Paulo sobre o Audax contou com duas assistências de Pabón.

Mas, nove minutos depois, Antônio Carlos voltou a falhar: Guerrero invadiu a área e cruzou rasteiro. A bola, que ia tranquilamente em direção a Rogério Ceni, resvalou no zagueiro e foi para as redes.

O São Paulo, que se mostrou superior durante quase toda a partida, teve sua atuação coroada aos 35 minutos da etapa final. Após um cruzamento longo de Osvaldo, Rodrigo Caio cabeceou no contrapé de Cássio, sem chances para o goleiro alvinegro.

Tabela

Com a vitória, o São Paulo se aproxima da liderança do grupo, com seis pontos de vantagem sobre a Penapolense. A situação do Corinthians é muito mais delicada: a duas rodadas do final da primeira fase, o Timão está há dois pontos da zona de classificação. Na próxima rodada, o Corinthians terá vida dura pela frente: enfrenta, fora de casa, a Penapolense.

O São Paulo, por sua vez, volta ao Morumbi, onde receberá o Ituano. O Campeonato Paulista fará uma pausa neste meio de semana, devido ao início da Copa do Brasil.