Publicado em: sábado, 01/03/2014

São Paulo vence fora de casa pela primeira vez no ano

São Paulo vence fora de casa pela primeira vez no anoNa noite desta quarta-feira, o São Paulo foi a Piracicaba enfrentar o XV pela 11ª rodada do Campeonato Paulista. E, pela primeira vez na temporada, o tricolor paulista conquistou três pontos jogando longe do Morumbi. Antes, foram três derrotas (contra Bragantino, Palmeiras e Ponte Preta) e um empate (contra o São Bernardo). Com o resultado, o tricolor paulista se igualou em pontos à líder Penapolense, mas a equipe do interior leva vantagem nos critérios de desempate, além de ter uma partida a menos.

A partida

A noite começou ruim para o São Paulo. Apesar das tentativas de Muricy Ramalho de mexer no setor defensivo da equipe, o São Paulo segue cometendo falhas, principalmente nas bolas paradas. Foi assim que, com apenas dois minutos de jogo, Cafu mandou para as redes, após bobeada de Álvaro Pereira.

Mas a defesa do XV de Piracicaba também tem passado por uma fase negativa. Dez minutos após o gol do time da casa, Osvaldo passou sem problemas pela marcação e cruzou para Luis Ricardo marcar seu primeiro gol com a camisa do São Paulo.

Com a igualdade no marcador, o tricolor paulista passou a tomar a iniciativa do jogo. Pabón, pelo São Paulo, e Cafu, pelo XV, eram os jogadores que mais criavam oportunidades de gol. A partida foi para o intervalo com a igualdade persistindo no placar.

Segundo tempo

No início da segunda etapa, o XV de Piracicaba voltou muito melhor, pressionando o adversário. Aos 13 minutos, Muricy tirou Luis Ricardo de campo e deu mais uma chance a Paulo Henrique Ganso, que vem sendo constantemente criticado. E a partida mudou completamente.

O banco de reservas parece ter sido benéfico para Ganso. Nesta quarta-feira, o meia entrou muito mais ligado no jogo e, logo de cara, deu um belo passe para Osvaldo, que cruzou para a área, mas Pabón desperdiçou. Aos 23 minutos, Ganso deu um passe preciso para Luis Fabiano, que invadiu a área e tocou na saída do goleiro, virando o placar.

O XV sentiu o golpe, ficando completamente desanimado em campo. O São Paulo, por sua vez, saiu em busca do gol que definiria a partida. E ele veio aos 41 minutos, após Ganso novamente encontrar Luis Fabiano livre na entrada da área. Já dentro da área, o Fabuloso foi derrubado. O árbitro assinalou a penalidade que, surpreendentemente, ficou nos pés de Dorlan Pabón. O colombiano cobrou de maneira exemplar, no canto, com muita força. Assim como Luis Ricardo, Pabón marcou pela primeira vez com a camisa do São Paulo.

Próxima rodada

Na próxima rodada o tricolor paulista enfrenta o Audax, no Morumbi. Mas a 11ª rodada ainda está longe de terminar para o São Paulo: neste sábado, o tricolor acompanha o jogo entre Botafogo x Penapolense, que pode deixar o São Paulo com o mesmo número de pontos da equipe de Penápolis. De quebra, uma vitória do Botafogo complicaria a situação do Corinthians no Grupo B. O confronto entre Ituano x Linense, nesta sexta-feira, também é importante para o Timão.