quinta-feira, abril 18, 2024
HomeBrasilSão Paulo vai ter mais de 1.500 pontos de Wi-Fi

São Paulo vai ter mais de 1.500 pontos de Wi-Fi

São Paulo vai ter mais de 1.500 pontos de Wi-Fi de operadoras de telefoniaA operadora de telecomunicações Claro começou a fazer testes para oferecer internet sem fio (Wi-Fi) para clientes em locais públicos. A Claro não informou a data que este serviço foi iniciado, porém já disponibilizou alguns dados no seu site. Em certos locais, os clientes já fizeram relatos que estão conectados de maneira automática com a rede que o aparelho detecta.

Segundo o mapa, o Wi-Fi de clientes da Claro está passando por testes em 35 bairros da cidade de São Paulo sendo que grande parte deste hostpots fica nos bairros do Itaim Bibi, do Jardim Paulistano, de Moema, de Perdizes, de Pinheiros e de Santo Amaro e até o momento são gratuitos. Em toda a capital paulista, é possível que sejam encontrados 1.118 pontos para conexão com a operadora.

Com esta chegada da rede Wi-Fi da operadora Claro, a maior cidade do Brasil passa a contar com 1.545 pontos de conexão que são ofertados por operadoras de telefonia através do celular.

A Oi aponta que conta com 300 hotspots a clientes na cidade. A Vivo afirma ter 89 pontos e a TIM diz contar com 38. Os locais mais comuns desse hotspots são aeroportos e outros estabelecimentos comerciais como restaurantes, shoppings e hotéis.

Qual a vantagem?

A vantagem aos clientes que utilizam essa conexão sem fio é poder navegar com alta velocidade e ter mais estabilidade utilizando um smartphone ou um tablet, fora economizar em tráfego de dados 3G do plano que o usuário contratou.

Conforme o professor Arthur Barrionuevo Filho da Fundação Getúlio Vagas (FGV), que atua na área de telecomunicações, quando a empresa oferece Wi-Fi aos clientes em locais públicos, as operadoras conseguem desafogar a rede de dados, que é o serviço das operadoras que têm maior dificuldade para expansão.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não conta com nenhum dado sobre a quantidade de hotspots públicos de Wi-Fi que existem no país.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments