Publicado em: sexta-feira, 20/04/2012

São Paulo terá universidade pública com ensino a distância

Geraldo Alckmin (PSDB), o governador do estado de São Paulo, assinou na última quarta feira (18) um projeto de lei criando a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a Univesp. A instituição será vinculada à Secretaria de desenvolvimento, ciência e tecnologia, devendo iniciar as atividades já em 2013, aumentando o número e abrangência das vagas. Além disso, irá oferecer uma grande flexibilidade temporal para que o aluno possa estudar. Para realmente entrar em vigor, a proposta precisa ainda ser aprovada na Assembleia Legislativa.

Caso seja aprovada na avaliação dos deputados, a instituição virtual não será mais apenas um programa, alcançando autonomia administrativa. Além de ofertar cursos próprios, a universidade também ofertará parcerias com outras instituições, como USP, Unesp e Unicamp. De acordo com o governador, a com a Univesp existirá a possibilidade de atender a população que mais precisa ter acesso a esses cursos, através das novas tecnologias.

No início dos trabalhos, a instituição deverá disponibilizar cursos como licenciatura em português e matemática, tecnologia em processos gerenciais, bacharelado em sistemas para comércio eletrônico, licenciatura em ciências, especialização em formação de educadores em linguagens de sinais e muitos outros.