Publicado em: sábado, 20/10/2012

São Paulo tem recorde de eleitores que ainda não escolheram o seu candidato

São Paulo tem recorde de eleitores que ainda não escolheram o seu candidatoFaltam apenas dez dias para que o segundo turno das eleições municipais de 2012 seja realizado e cerca de 19% dos eleitores da cidade de São Paulo ainda não escolheram quem será o seu candidato ao posto de prefeito da capital paulista. Esse é o maior índice de eleitores sem candidato da história para o período.

Ontem, sexta-feira, 19 de outubro, foi divulgada uma pesquisa feita pelo DataFolha que mostra que 10% dos eleitores de São Paulo declararam que votarão branco ou nulo. Já os que ainda estão indecisos correspondem a 9% dos eleitores que foram consultados. Fernando Haddad, que é o candidato do PT, está na frente na pesquisa na disputa pela prefeitura de São Paulo. Ele tem 49% das intenções de voto, enquanto o outro candidato, José Serra, que é do PSDB, tem 32% da intenção de voto dos eleitores que vivem na capital paulista.

Na última eleição municipal, que foi realizada no ano de 2008, quando faltavam apenas oito dias para a votação, que era disputada por Gilberto Kassab, que agora é do DEM< e por Marta Suplicy, do PT, os eleitores que diziam que iriam votar branco, nulo ou que estavam indecisos correspondiam a um total de 10%. O índice que mais se aproximou do registrado neste ano aconteceu em 2000, quando faltavam nove dias para o segundo turno. Na ocasião, 15% dos eleitores consultados diziam não ter decidido o seu voto para o cargo da prefeitura, que na época estava sendo disputado por Marta Suplicy, do PT, e por Paulo Maluf, do PTB.