Publicado em: segunda-feira, 20/01/2014

São Paulo surpreende e anuncia Álvaro Pereira

Até a sexta-feira, 17 de janeiro, o São Paulo não havia anunciado nenhum reforço de peso para a temporada de 2014. Ao mesmo tempo, o tricolor paulista já havia perdido diversos jogadores, entre eles o ídolo Aloísio, que se transferiu recentemente para o futebol chinês. Nesta sexta, entretanto, o tricolor surpreendeu e anunciou a contratação de Álvaro Pereira, lateral esquerdo uruguaio da Internazionale de Milão e possível titular do Uruguai na Copa do Mundo de 2014.

No início da semana, surgiram boatos de que o São Paulo poderia contar com Álvaro Pereira, mas o acerto estaria sendo feito apenas para o final de 2014. Por isso, a informação de que Álvaro Pereira já estará presente no Campeonato Paulista foi uma grande surpresa.

Contrato

O São Paulo ainda não informou muitos detalhes sobre a negociação com Pereira, pois o contrato ainda não foi assinado. Contudo, o valor pelo empréstimo durante um ano e meio já foi anunciado. Para contar com o atleta, o São Paulo desembolsou um milhão de euros, cerca de R$3,2 milhões. As bases salariais já estão acertadas, mas não foram divulgadas.

Álvaro Pereira deve chegar a São Paulo na próxima semana, quando realizará exames médicos no CT do tricolor. Na sequência, se tudo correr como o previsto, o lateral já será apresentado.

Oportunidade

O acordo foi muito vantajoso para todas as partes. O São Paulo, embora conte com três opções para a posição, não tem nenhuma unanimidade. Reinaldo é o atleta que mais vinha atuando na posição ultimamente. Carleto ainda se recupera de uma cirurgia, e Clemente Rodríguez não se adaptou ao time, sendo um dos negociáveis da diretoria tricolor. Além dos três, o São Paulo também conta com Henrique Miranda e Cortez, que voltaram de empréstimos. Contudo, o São Paulo também deve coloca-los à venda.

Por isso, Álvaro Pereira tem muitas chances de ser titular no tricolor, o que será uma ótima oportunidade para que o lateral volte a ter uma sequência de jogos. Desde a contratação do japonês Nagatomo pela Inter de Milão, Pereira tem tido poucas chances de atuar na Itália. Recentemente, o uruguaio chegou a pedir à diretoria da Inter que o emprestasse, para que ele continuasse em evidência e não perdesse seu espaço na seleção do Uruguai.

Trajetória

Álvaro Pereira iniciou sua carreira no Uruguai, na equipe do Miramar Misiones. Antes de se transferir para a Europa, o lateral também atuou no Quilmes e no Argentinos Juniors, ambos da Argentina. Antes de chegar à Inter, Pereira passou pelo Cluj, da Romênia, e Porto, de Portugal. Os italianos adquiriram o atleta em 2012, por dez milhões de euros, algo em torno de R$32 milhões.

Atualmente com 28 anos, Álvaro Pereira já disputou 52 partidas pela seleção de seu país. Com o retorno ao futebol sul-americano, o lateral pretende voltar a estar em evidência, assegurando sua participação na Copa do Mundo de 2014. O empréstimo do lateral é válido até a metade de 2015. Ainda não foi informado se o São Paulo terá prioridade de compra de Pereira, caso deseje no futuro.