Publicado em: sexta-feira, 10/08/2012

São Paulo promove campanha para colocar em dia vacinação de 2,9 milhões de crianças

No próximo dia 18 de agosto, o governo do estado de São Paulo irá iniciar uma campanha de vacinação que tem como principal objetivo regularizar a caderneta de vacinação de cerca de 2,9 milhões de crianças em todo o estado.

De acordo com as informações fornecidas pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os agentes irão conferir a caderneta de vacinação das crianças e irão aplicar as vacinas que estão atrasadas, levando em consideração a faixa idade da criança. A campanha é voltada para aqueles que tem menos de cinco anos de idade.

Os mais de quatro mil postos de saúde espalhados por todo o estado de São Paulo ficarão abertos no dia 18 de agosto, que é um domingo, das 8 horas da manhã até às 17 horas. Mais de 36,5 profissionais trabalharão na campanha, que terá postos de vacinação fixos e volantes. A necessidade ou não de vacinação será conferida por esses profissionais.

Na ocasião, estarão disponíveis doses de vacina que fazem a imunização contra pelo menos 15 tipos de doenças, entre elas meningite, rotavírus, gripe, febre amarela, pneumonia e paralisia infantil. Pela primeira vez, a campanha também aplicará a vacina que é conhecida como Pentavalente, que protege as crianças contra doenças como hepatite B, meningite, coqueluche, tétano e difteria.

Se os pais tiverem perdido a caderneta de vacinação do seu filho, deverá comparecer aonde vacinou os filhos anteriormente para que a ficha de registros dos arquivos do posto de saúde sejam consultadas e que assim a criança possa tomar as vacinas que faltam e para que uma nova carteira de vacinação seja confeccionada. A campanha estará disponível nos postos de saúde de todo o estado até o dia 24 de agosto.