Publicado em: segunda-feira, 16/01/2012

São Paulo prepara campanha de substituição das sacolas descartáveis

Cerca de 120 municípios do estado de São Paulo aderiram à campanha ‘Vamos tirar o planeta do sufoco’, que visa conscientizar o consumidor sobre o descarte de sacolas plásticas e substituir esse material pelas sacolas reutilizáveis. De modo geral, os supermercados associados à Apas (Associação Paulista de Supermercados) aderiram à campanha e vão deixar de oferecer as sacolas plásticas a partir do próximo dia 25. No momento, os estabelecimentos estão investindo em campanhas de conscientização.

Além de passar a mensagem da campanha, os supermercados também se preocupam em orientar seus consumidores sobre como devem passar a agir a partir da data em que as sacolas não vão mais estar disponíveis. De acordo com o diretor de sustentabilidade da Apas, João Sanzovo, “somos contra a cultura do descarte. Queremos promover a conscientização da população sobre a importância do uso de sacolas reutilizáveis”. Sanzovo declarou que durante janeiro inteiro os mercados colocaram banners e cartazes expondo os objetivos da campanha.

De acordo com o diretor de sustentabilidade, a Apas conta com cerca de 1.200 associados e quase todos fazem parte da campanha. O projeto conta com o apoio formal do poder público. No lugar da sacola descartável, os estabelecimentos vão oferecer a sacola retornável.

Além desta, o consumidor também vai ter a opção de adquirir sacolas biodegradáveis, as quais vão ser vendidas a preço de custo. Segundo a prefeitura de São Paulo, o preço dessas sacolas pode variar entre R$0,19 e R$0,25. As sacolas biodegradáveis são feitas de amido de milho.