sexta-feira, abril 26, 2024
HomeBrasilSão Paulo: fortes chuvas deixam a cidade em estado de atenção

São Paulo: fortes chuvas deixam a cidade em estado de atenção

A chuva, que atingiu a região metropolitana da capital paulista nesta sexta-feira (10), deixou a cidade inteira em estado de atenção das 16h42 às 19h30, segundo os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura. De acordo com a Infraero, o aeroporto de Congonhas, na zona sul, ficou fechado tanto para pousos quanto para decolagens, das 16h51 às 17h27.

As quase três horas em que a cidade ficou em estado de atenção resultaram em ao menos 40 pontos de alagamento. Os pontos onde a chuva aconteceu mais forte foram na zona oeste, principalmente entre Butantã e Pinheiros, na zona norte, entre Santana, Casa Verde e Tremembé, e em toda a região central. Já na zona sul, a chuva forte foi em Campo Limpo, M’Boi Mirim e Santo Amaro.

Com todo o transtorno causado pelos alagamentos, a cidade sofreu uma lentidão recorde, chegando ao pico de congestionamento em 2012 para o horário. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou que foram 217 km às 19h. Pouco antes das 22h a lentidão já havia caído para 68 km. Apesar do alto número de pontos de alagamento, no final da noite todos eles já estavam transitáveis.

Mais chuva durante o final de semana

As estimativas são de que chova mais durante o final de semana, elevando os riscos de alagamentos, inundações e transbordamentos de rios e córregos na cidade de São Paulo. De acordo com o CGE, as novas chuvas foram provocadas por áreas de instabilidade que se deslocaram do interior de São Paulo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias