Publicado em: sexta-feira, 07/02/2014

São Paulo e Corinthians trocam Pato por Jadson

São Paulo e Corinthians trocam Pato por JadsonApós rápidas conversas, as diretorias de São Paulo e Corinthians fecharam a troca entre o atacante Alexandre Pato e o meia Jadson. A possibilidade do acerto havia sido anunciada na tarde da última quarta-feira e, após a rodada do Campeonato Paulista, o presidente alvinegro, Mário Gobbi, confirmou o acordo com o tricolor paulista e já assinou os contratos necessários para a transferência. Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo, recebeu os papeis em casa. Os dois atletas devem assinar os contratos nesta quinta-feira de manhã e, a partir daí, já estarão à disposição de seus novos clubes.

Termos do contrato

Alexandre Pato foi contratado pelo Corinthians em 2013, por R$40 milhões. O atacante, que recebe cerca de R$700 mil, terá metade de seus salários pagos pelo Timão. O atacante tem contrato com o clube até o final de 2016. Como o acordo de empréstimo tem duração de dois anos, Pato só retornará ao Corinthians em meados de 2016, quando já estará próximo de poder acertar um pré-contrato com qualquer outra equipe, saindo do Timão de graça.

Jadson, por sua vez, não tem mais nenhum vínculo com o tricolor paulista. Isso porque seu contrato vai até o final de 2014, mas, devido ao empréstimo, o meia já poderá em breve assinar um pré-contrato com o Corinthians, com duração até o final da temporada de 2015. Neste caso, os salários serão pagos integralmente pelo Corinthians.

Paulistão

A troca de jogadores suscitou as mais diversas opiniões em ambos os lados. Contudo, em um quesito, o Corinthians leva vantagem na negociação: Jadson, assim que foi integrado ao elenco corintiano, já poderá reforçar a equipe no Campeonato Paulista de 2014. Alexandre Pato, por sua vez, não pode disputar o Paulistão pelo São Paulo, pois já atuou em cinco jogos da competição por outro clube. O limite, de acordo com o regulamento da Federação Paulista de Futebol, é de três jogos. Jadson, por sua vez, disputou apenas um jogo pelo São Paulo. Nesta quinta-feira, o meia havia sido escalado como titular para o jogo contra o Paulista. Mas, devido à conclusão das negociações, dificilmente Jadson entrará em campo.

Devido à impossibilidade de jogar pelo tricolor no Campeonato Paulista, Pato deve fazer sua estreia no novo clube apenas em 12 de março, quando o São Paulo estreia na Copa do Brasil em Maceió, contra o CSA.

Recuperação

Para os dois jogadores, a mudança de clube traz uma esperança de recuperação do bom futebol. Alexandre Pato e Jadson foram contratados como grandes reforços de Corinthians e São Paulo, mas não corresponderam às expectativas. Pato sempre foi muito criticado pela torcida alvinegra. Jadson, por sua vez, fez uma ótima temporada em 2012, mas caiu de produção, perdendo todo seu espaço na equipe após a chegada do técnico Muricy Ramalho.

A situação de Pato no Corinthians ficou insustentável após o pênalti desperdiçado nas quartas de final da Copa do Brasil, contra o Grêmio. Após cobrança displicente, facilmente defendida pelo goleiro Dida, Pato eliminou o Timão na competição.