Publicado em: segunda-feira, 03/10/2011

São Paulo começa a receber BO de acidentes sem vítimas pela internet

Os motoristas que se envolverem em acidentes sem vítimas vão poder começar a registrar o Boletim de Ocorrência (BO) pela internet, de acordo com a nova determinação da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP). O órgão público está disponível para receber os BOs pela internet a partir desta segunda-feira (03). O registro pode ser feito na Delegacia Eletrônica da Polícia Civil e o procedimento vai evitar que policiais precisem comparecer ao local do acidente.

De acordo com a SSP, o objetivo da nova medida é garantir mais conforto ao motorista que se envolver em um acidente sem vítimas. Além disso, a demanda por oficiais nos locais de acidente vai diminuir. As unidades das Polícias Militares (PM) é que são responsáveis por registrar esse tipo de ocorrência. Em 2010, São Paulo registrou 143.788 acidentes de trânsito sem vítimas, de acordo com o Comando de Policiamento de Trânsito (Cptran).

A ferramenta que permite registrar o BO ainda está em fase de testes, mas pode ser acessada no site da SSP. No mesmo endereço os internautas podem fazer registros de furtos de veículos e de documentos, pessoas desaparecidas, celulares e placas, entre outras incidências. Aqueles que encontrarem pessoas desaparecidas também podem fazer o registro no mesmo site.

A verificação das informações enviadas pelo site é feita pela Polícia Civil. Caso não seja encontrado nenhum erro, o registro é enviado ao motorista e à unidade policial mais próxima. Caso a Polícia conteste alguma informação, uma mensagem será enviada a quem fez o registro para que sejam apresentadas mais informações.