Publicado em: sexta-feira, 20/07/2012

Santos Dumont recebe homenagem do Google

Mais uma vez o Google homenageia um grande nome da história em sua página inicial. Hoje, a comemoração é pelo aniversário de 139 anos do aeronauta Alberto Santos Dumont. O logo do motor de buscas apresenta o desenho de Santos Dumont, com o 14 Bis, seu principal avião, contornando as letras que formam a palavra Google.

Santos Dumont

Santos Dumont nasceu em Palmira, em 20 de julho de 1873, tendo falecido no ano de 1932. Ele foi um aeronauta e esportista brasileiro e considerado por muitos como inventos do ultraleve, avião e dirigível, recebendo o apelido de pai da aviação.

Em 1901, Santos Dumont recebeu o Prêmio Deutsch, por conta da projeção e construção dos primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina, tendo contornado a Torre Eiffel com o modelo. Além disso, também foi o primeiro a conseguir decolar a bordo de uma aeronave impulsionada por motor a gasolina.

Apesar de ser considerado pelos brasileiros como responsável pelo primeiro vôo em uma aeronave, grande parte do mundo credita a invenção do avião aos irmãos Wright.

14 Bis

Foi apenas em 1904 que Dumont começou a se envolver com aviação, abandonando os teste com balonismo e dirigíveis. A realização de prêmio em Paris, com a oferta de prêmios em dinheiro e muito reconhecimento por quem conseguisse levantar do chão aeronaves foi o que instigou Santos Dumont a se especializar na aviação.

Foi ai que construiu uma máquina híbrida, que ficou mais tarde conhecida como 14-Bis. A aeronave era constituída por um avião unido a um balão de hidrogênio, na tentativa de diminuir o peso, facilitando na decolagem. Além de Santos Dumont ter copiado o design do avião dos irmãos Wright, o modelo dos americanos não precisava deste balão.

O modelo foi apresentado pela primeira vez em 19 de julho, onde realizou algumas corridas com saltos significativos. Com o pequeno sucesso, Dumont decidiu se inscrever nos prêmios. O modelo chegou a receber críticas por contar com a ajuda de um balão, sendo que o avião deveria funcionar por conta própria. Ainda assim, isso não impediu que Dumont ficasse conhecido como o pai da aviação.

Doodles

A palavra doodle significa um esboço ou outro desenho rabiscado. Mas, no Google, o Doodle é usado como uma forma de homenagem a determinada data ou personalidade da história. É assim que o Google comemora datas marcantes na humanidade.

Entre os prestigiados estão aniversários de invenções e personalidade, envolvidas tanto na política, como na área cultural ou científica. O doodle é o logo na página inicial do site customizado pela data comemorada.

Ao longo do tempo, essas inovações vêm tornando pesquisar no site da empresa ainda mais divertido, principalmente quando as homenagens são interativas. Quando o primeiro doodle foi desenvolvido, os criadores nem esperavam que o sucesso fosse tão grande. Entretanto, hoje em dia, o sucesso é tanto que em datas comemorativas e feriados, muitos usuários ficam na expectativa pela comemoração realizada na página.

Os doodles nada mais são que mudanças propostas no visual do logotipo do motor de buscas Google, celebrando aniversários, feriados e nascimentos de artistas e cientistas famosos.

O Google conseguiu ao longo dos anos desenvolver formas criativas e divertidas para celebrar acontecimentos como o aniversários de Albert Einstein, os cinqüenta anos de descoberta do DNA e até mesmo o primeiro dia de uma estação do ano, como a primavera.

História

A idéia para o doodle surgiu em 1999, quando os fundadores da empresa, Larry e Sergey, decidiram brincar com o logo da marca, para deixar explícito aos usuários que o Google estaria participando do festival de contracultura Burning Man, realizado no deserto de Nevada.

A proposta foi simples: desenha uma pessoa atrás da segunda letra “o” do nome, mostrando aos usuários que os fundadores estavam fora do escritório. Mesmo que simples, a inovação foi recebida com bastante entusiasmo pelos usuários e visitantes do site.

Um ano mais tarde, a proposta teve continuidade com a idéia de algo especial e comemorativa para o dia da Queda da Bastilha. Com mais este sucesso de aceitação, os doodles acabaram se tornando algo regular dentro da página inicial do motor de buscas. A demanda pelas homenagens cresceu tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo.

Agora, a empresa conta com uma equipe de designers responsável apenas pela elaboração dos desenhos ou logos interativos. Além de dar mais graça a página inicial do motor de buscas mais usado no mundo, esta equipe trabalha com a proposta de inovação e criatividade.