quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEntretenimentoSantos Dumont recebe homenagem

Santos Dumont recebe homenagem

Nesta sexta-feira (20), o Google não se esqueceu de homenagear um dos brasileiros mais importantes de todos os tempos. Nesta data, Alberto Santos Dumont estaria completando 139 anos e, em comemoração, o gigante das buscas fez um doodle ao inventor.

Em datas importantes no calendário mundial, o Google decide mudar o seu logotipo da página inicial para celebrar a data. Esta é uma forma de homenagear e também manter os usuários do site informados sobre datas importantes do ano. Geralmente são comemorados aniversários de pessoas célebres, grandes invenções e datas festejadas por todo o mundo, como o Natal. Desta vez, o homenageado do dia é o brasileiro Santos Dumont.

O doodle desta sexta-feira traz o logotipo da gigante das buscas em vermelho e ao fundo da imagem, dando destaque ao desenho de um homem de chapéu e bigode. Este homem é o famoso inventor brasileiro, Alberto Santos Dumont, o homenageado do dia. A paisagem escolhida para ilustrar o doodle é um campo e Dumont aparece ao lado de sua mais famosa e importante invenção: o avião híbrido 14-Bis. Clicando no doodle, os usuários serão direcionados para sites que falam sobre o inventor e também sobre o logotipo de hoje.

Santos Dumont

Alberto Santos Dumont nasceu no dia 20 de julho de 1873, em Palmira, Minas Gerais. Sua importância não é apenas para o Brasil, mas para todo o mundo, pois é considerado o ai do ultraleve, do avião e do dirigível. Foi este mineiro que fez o projeto de um dos primeiros balões dirigíveis com motor movido a gasolina. Por esta invenção, Dumont conquistou o Prêmio Deutsch, em 1901, ao voar com o dirigível Nº 6 em torno da Torre Eiffel, na França.

Sua mais conhecida invenção é o 14-Bis, um avião com balão de hidrogênio e aerodinâmica exótica. Muitos dão a ele o mérito de ter o primeiro a voar em um avião. No entanto, grande maioria da população mundial atribui este mérito aos irmãos Wright. Na França, afirmam que o responsável foi Clément Ader. Mesmo com tantas controvérsias, a Federação Aeronáutica Internacional (FAI) reconhece que a decolagem do 14-Bis do brasileiro Santos Dumont foi a primeira atividade esportiva de aviação.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias