Publicado em: sexta-feira, 20/07/2012

Santos Dumont é homenageado pelo Google em logotipo

Santos DumontSantos Dumont recebe homenagem

Nesta sexta-feira (20) o Google resolveu homenagear um dos inventores brasileiros mais importantes de todos os tempos. No dia 20 de julho, Santos Dumont completaria 139 anos de vida.

Santos Dumont nasceu na cidade de Palmira, em Minas Gerais, no ano de 1873. Ele faleceu em Guarujá no dia 23 de julho de 1932. Para os brasileiros, Santos Dumont é considerado o pai da aviação mundial.

O doodle do Google apresenta a imagem do avião 14 bis, uma das principais invenções de Santos Dumont. Com esta máquina, que era acoplado a um balão de hidrogênio que diminuía o seu peso, ele voou em Paris, na França, no ano de 1906.

Santos Dumont morava na França desde os seus 17 anos e dedicou sua vida a criação de máquinas voadoras. Além disso, era ele mesmo quem pilotava, projetava e construía os seus ultraleves, aeroplanos e dirigíveis.

Entretanto, o 14 bis não foi a ‘principal’ aeronave projetada por Santos Dumont, já que os irmão Wrigth conseguiram voar antes com uma máquina mais pesada que o ar que não necessitava de balão de hidrogênio.

O principal invento do Santos Dumont foi o avião Oliseau de Proie (ave de rapina, em francês). Este foi o primeiro avião a decolar impulsionado por um motor de gasolina em outubro de 1906. Santos Dumont voou a três metros de altura por cerca de 60 metros no Campo de Bagatelle, em Paris.

A fama internacional de Santos Dumont veio antes disso. No dia 19 de outubro de 1901, o brasileiro conquistou o Prêmio Deutsch com o seu dirigível N-6. Ele executou uma prova de voo em Paris e foi reconhecido com o maior aeronauta do mundo.

Além dos aviões, dirigíveis e planadores, Santos Dumont teve outro invento que se tornou indispensável na vida das pessoas. Foi ele o precursor do uso dos relógios de pulso, muito comuns nos dias de hoje.