Publicado em: sexta-feira, 20/07/2012

Santos Dumont – Conheça quem é o homenageado de hoje

Santos Dumont
Santos Dumont recebe homenagem do Google

O aviador e inventor brasileiro Alberto Santos Dumont está sendo homenageado hoje pelo Google, com um doodle estampando uma imagem do aeronauta e sua principal invenção, o 14 bis, na logo da página inicial do buscador.

Como é de costume, o Google, maior página de buscas da internet, utiliza datas para homenagear fatos importantes ou pessoas que foram muito relevantes para a história do nosso país ou do mundo. Nesta sexta-feira, 20 de julho, por exemplo, o homenageado da vez é o brasileiro Santos Dumont.

Santos Dumont Caso estivesse vivo, Santos Dumont estaria completando hoje seu 139° aniversário, por isso, ele que era natural do estado de Minas Gerais, ganhou um doodle na página inicial deste importante buscador.

Santos Dumont recebe homenagem

Por conta disso, quem acessa a página principal do Google irá encontrar no lugar da sua marca original uma figura em que Santos Dumont aparece usando o seu chapéu característico em uma paisagem. Ao fundo, sua mais importante e famosa criação, o avião 14 Bis, que possibilitou que ele fosse o homem responsável pela criação deste tipo de máquina. E no linha do horizonte, no céu, aparecem as letras que formam a marca do Google.

Santos Dumont Santos Dumont nasceu na cidade de Palmira, em Minas Gerais, no ano de 1873. Mais tarde, a cidade teve o seu nome mudado para Santos Dumont, como o local é conhecido até hoje, por ser o local onde nasceu o pai da aviação.

Criações de Santos Dumont

A vida de Santos Dumont é marcada pelas conquistas que ele obteve. Ele é, por exemplo, o pioneiro na construção de balões dirigíveis com motores funcionando a gasolina. Por conta disso, no ano de 1901 ele ganhou um Prêmio Deutsch ao conseguir contornar com o seu modelo dirigível número 6 a Torre Eiffel, que fica em Paris, na França, pela primeira vez na história mundial. Este fato fez com que ele ficasse famoso em todo o mundo.

Conquistas de Santos Dumont

Santos Dumont pai da aviacaoOutra conquista de Santos Dumont é que ele é considerado o primeiro homem que conseguiu decolar a bordo de um avião que era movido por gasolina. O fato aconteceu em outubro de 1906, quando ele conseguiu voar por cerca de sessenta metros e alcançou uma altura de dois a três metros em uma aeronave que ele chamou de Oiseau de Proie, que em francês significa ave de rapina. O voo aconteceu no Bagatelle, também em Paris. Pouco tempo depois, em novembro do mesmo ano Santos Dumont conseguiu percorrer uma distância de 220 metros a uma altura de seis metros com o Oiseau de Proie III com uma multidão como público. Com esses feitos, ele teve seus voos homologados na França como sendo os primeiros em que um veículo mais pesado que o ar conseguiu levantar voo por meios próprios, sem que uma rampa fosse utilizada para o seu lançamento.

Há muita discussão sobre quem foi a personalidade mundial que fez o seu primeiro voo em um avião. Os brasileiros, claro, acreditam que foi Santos Dumont o pioneiro neste tipo de atividade. Já outras pessoas do mundo atribuem esse primeiro feito aos Irmãos Wright. Já os franceses acreditam que o primeiro a realizar este feito foi Clément Ader, que teria feito o primeiro voo em outubro de 1890.

No entanto, para a Federação Aeronáutica internacional, também conhecida como FAI e que é a entidade máxima no assunto, diz que, os primeiros a fazer um voo controlado com um avião motorizado mais pesado que o ar, com decolagem e voo foram os irmãos Wright.

Santos Dumont e o reconhecimento internacional

Santos Dumont Para a FAI, os voos feitos por Clément Ader foram feitos em segredo militar e só se tornaram públicos muitos anos depois e por isso não pode ser levado em conta. Já o brasileiro Santos Dumont leva crédito por ter feito uma decolagem autopropulsada com o modelo 14 Bis, fato que foi reconhecido publicamente inclusive por jornalistas e assim é considerado o realizador da primeira atividade esportiva da história da aviação mundial.