Publicado em: quarta-feira, 14/03/2012

Santorum vence prévias no Alabama e Mississippi

Nesta terça-feira (13), o pré-candidato do Partido Republicano, Rick Santorum, venceu duas primárias, que aconteceram nos estados sulistas Mississippi e Alabama. As prévias do partido irão definir quem será o candidato escolhido para concorrer às eleições presidenciais deste ano contra o candidato democrata Barack Obama, que tenta se reeleger.

Com a vitória nos estados do sul do país, o conservador Santorum derrota duramente seu principal concorrente, Mitt Romney. Romney esperava sair vencedor das prévias desta terça-feira e concretizar seu status de favorito na indicação do partido na disputa pela Casa Branca, que acontece em novembro. Depois que a apuração no Alabama já contava com 99% dos votos, Santorum possuía 35% deles.

No Alabama, eram 50 delegados, enquanto no Mississippi, 40. De acordo com a imprensa norte-americana, Santorum acumulava 33% de votos no estado com 99% de apuração. Em segundo lugar ficou Gingrich, com 31%, seguido de Romney, com 30%. Atrás veio Ron Paul, com apenas 4% dos votos. Mitt Romney conseguiu a vitória nas assembleias eleitorais, chamadas cáucuses, no Havaí e em Samoa Americana.

Comemoração da vitória

Em um hotel em Lafayette, na Louisiana, Santorum celebrou suas conquistas da terça-feira afirmando que “as pessoas comuns desafiaram as probabilidades”. O pré-candidato, que fará na quarta e quinta-feira campanha em Porto Rico, disse ainda que é preciso escolher um candidato conservador para enfrentar Obama em qualquer questão que atinja os EUA.