Publicado em: sábado, 29/10/2011

Samsung vence Apple no terceiro trimestre em mercado de smartphones

Análise feita pela consultoria Strategy Analytics mostra que a Samsung superou a Apple no índice de participação de mercado. Os resultados recentes mostram que a sul-coreana tem 23,3% da preferência mercado, enquanto a Apple ficou com 14,6%. O lançamento do Galaxy S II teria impulsionado o crescimento da Samsung em comparação aos produtos comercializados pela Apple. A Samsung tem uma parceria com a Google para usar o sistema operacional da gigante de buscas nos seus dispositivos.

De acordo com o gerente de fundos Kim Hyun-joong, da Midas Asset Management, que tem ações da Samsung, “na divisão de celulares, a Samsung não tem modelos concorrentes que representem alguma ameaça para os seus produtos, com exceção do iPhone 4S. Apple e Samsung continuarão a dominar o mercado no quatro trimestre”. O período analisado pela Strategy Analytics foi de julho a setembro, o terceiro trimestre do ano.

Em terceiro lugar veio a Nokia com 14,4% do mercado. A empresa finlandesa ficou para trás no segmento dos telefones inteligentes, mas continua sendo a maior fabricante em atividade. Com relação ao mercado geral, e não somente aos smartphones, a Nokia conta com 27% de participação. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a Nokia perdeu 3% do índice anterior.

Até o segundo trimestre deste ano, a Apple estava liderando as vendas dos smartphones. No relatório anterior, a Apple tinha 18,5% do mercado. Nesse terceiro trimestre a Samsung vendeu 27,8 milhões de smartphones, enquanto a Apple registrou 17,1 milhões de iPhones vendidos no mesmo período.