Publicado em: sábado, 02/03/2013

Samsung tenta blindar Android para competir com BlackBerry no segmento empresarial

Samsung tenta blindar Android para competir com BlackBerry no segmento empresarialA Samsung Electronics que está complicando com a vida da empresa Apple, agora pode ter outro alvo, a BlackBerry. Os smartphones da empresa sul-coreana estão sendo vendidos de maneira satisfatória em todo o planeta, porém a empresa até pouco tempo direcionava estes aparelhos apenas para o mercado consumidor e não para empresas.

Porém durante os últimos 12 meses, a empresa sul-coreana Samsung está reforçando de maneira discreta a segurança de softwares com Google Android que faz com que seus aparelhos funcionem, oferecendo assim modelos que sejam mais seguros para a utilização de empresas.

O software mais protegido é denominado como Knox, numa referência ao Fort Knox, que é o local que o governo norte-americano mantém as suas reservas de ouro. O Knox teve sua exibição durante uma feira internacional no setor de telefonia móvel, que ocorreu durante esta semana na cidade de Barcelona. A empresa Samsung disse que esta nova versão vai proteger os seus usuários contra vários malwares.

A empresa tem a expectativa de este novo software faça com que os smartphones Samsung fique mais atraentes aos departamentos de informática das empresas, que normalmente se preocupam com roubo dos dados de aparelhos dos seus funcionários, pois estão expostos para a ação de alguns hackers. Os executivos do segmento de informática são os mais leais entre os clientes empresariais da BlackBerry, pois os aparelhos da empresa norte-americana tem uma segurança totalmente reforçada, e a empresa faz a operação de uma rede privada que é fechada para a troca de dados nos seus aparelhos.

Parceria

A Samsung fez o anúncio de ter criado uma parceria junto com a General Dynamics, que é uma gigante no setor de defesa dos Estados Unidos, para que fosse garantido aos aparelhos da marca cumprirem os requisitos de segurança que são muito rigorosos das agências do governo norte-americano. Segundo apontam os executivos da Samsung, o Knox vai começar a ser utilizado em smartphones da empresa durante o segundo trimestre deste ano, no novo modelo Galaxy da empresa, que pode ser o Galaxy S IV que tem a sua apresentação marcada para o dia 14 de março em contará com o evento de lançamento na cidade de Nova York.

A empresa também está dedicando dar maior atenção para os clientes de empresas, na sua publicidade. Chegou a veicular alguns comerciais engraçados durante a cerimônia da entrega do Oscar, no último domingo (24), em que foram demonstradas quais são as utilidades dos seus aparelhos para empresas. A Samsung disse já ter provas de maneira clara de que os aparelhos já estão prontos para serem utilizados no segmento de empresas. Diversos dos seus smartphones e tablets da linha Galaxy já estão sendo utilizados por comissários de bordo na empresa de aviação American Airlines, além de técnicos de empresas de TV por assinatura na Dish Networks e por profissionais de saúde na Boston Scientific.

O vice-presidente de vendas empresarias Tim Wagner da Samsung, e ex-executivo da agora rival BlackBerry, diz que a empresa quer ser líder no segmento empresarial. Ele diz que quando a Samsung faz a escolha para ser lider em determinada área, ela consegue se tornar a líder.

A Samsung virou a maior vendedora de televisores e celulares em todo o mundo, porém persuadir profissionais do segmento de informática para que chegue a apostar os seus empregos para utilizar um novo sistema para segurança vai ser complicado. Executivos da empresa BlackBerry estão insistindo em dizer que o BlackBerry vai continuar sendo líder no segmento dos smartphones para a utilização do setor profissional.