Publicado em: quinta-feira, 06/02/2014

Samsung prepara anúncio do Galaxy S5

Samsung prepara anúncio do Galaxy S5A Samsung está preparando o anúncio do smartphone Galaxy S5, um de seus lançamentos mais aguardados para 2014. De acordo com a empresa sul-coreana, o novo modelo deve ser oficialmente anunciado ainda em fevereiro. Contudo, apesar da força mercadológica da linha S e das novidades que o S5 deve apresentar – como uma tela maior -, a Samsung não acredita em um salto considerável de vendas, principalmente porque a concorrência no mercado de smartphones tem se mostrado cada vez mais forte.

Convites

Nesta terça-feira, 4 de fevereiro, a Samsung começou o envio de convites para jornalistas de tecnologia de todo o mundo, que devem estar presentes no Mobile World Congress, grande evento dedicado a dispositivos móveis. Em 2014, o Mobile World Congress acontecerá em Barcelona, na Espanha, no dia 24 de fevereiro. No congresso, a Samsung apresentará o evento Samsung Unpacked 5, onde serão mostrados todos os detalhes do novo dispositivo da empresa.

Para impulsionar as vendas, a Samsung optou por adiantar a data de lançamento de seu novo smartphone. Inicialmente, o Galaxy S5 deveria ser lançado na segunda semana de março. Contudo, devido às baixas vendas do Galaxy S4, a empresa decidiu colocar rapidamente no mercado seu novo modelo, com o objetivo de reaquecer as vendas da linha Galaxy, um dos carros-chefes do catálogo da Samsung.

Crescimento

Apesar da popularização de smartphones e tablets nos últimos anos, as principais empresas do setor esperam um crescimento menor de seus lucros em 2014. No caso da Samsung, a previsão é de que a empresa tenha os lucros mais fracos dos últimos sete anos. Diversos fatores contribuem para esta queda nas vendas: primeiro, há uma concorrência mais intensa. O mercado, embora ainda esteja polarizado por Apple e Samsung, tem presenciado a inclusão de muitos novos modelos de outras marcas.

Outra questão que contribuirá para a diminuição global da venda de smartphones, segundo especialistas, é a saturação de produtos de última geração em muitos países, especialmente nos Estados Unidos e no Oriente. Desta forma, os usuários têm interesse em permanecer com seus atuais aparelhos por mais tempo, preferindo aguardar a nova geração de smartphones.

Expectativas

Apesar da visão relativamente pessimista, o lançamento do Galaxy S5 é aguardado com bastante ansiedade. Dentre as principais expectativas em relação ao aparelho estão a tela maior, as melhorias na câmera traseira e a adição de recursos biométricos, como reconhecimento de impressões digitais ou da íris.

O aumento da tela, entretanto, não deve ser exatamente um diferencial do Galaxy S5. Isso porque há uma grande probabilidade de que a Apple também aumente a tela de seus próximos dispositivos, o que deixará as duas principais empresas do setor em pé de igualdade. Outra preocupação da Samsung é o crescimento da Apple na China. Recentemente, a empresa norte-americana começou a vender o iPhone na China Mobile, principal operadora de telefonia da China e maior empresa do mundo em seu segmento, levando em conta o número de assinantes. A Apple, entretanto, ainda não anunciou novas versões do iPhone para 2014.