Publicado em: quarta-feira, 19/10/2011

Samsung e Google lançam Galaxy Nexus com sistema Ice Cream Sandwich

O Galaxy Nexus, smartphone desenvolvido pela Samsung e pelo Google, foi lançado na última segunda-feira (17), depois de as empresas terem adiado a data de apresentação do produto em respeito à morte de Steve Jobs, cofundador da empresa concorrente Apple. A data inicial para o anúncio estava prevista para o último dia 11, e Jobs morreu no dia 5. O novo modelo das empresas é o primeiro a ser equipado com a atualização do sistema operacional Android, batizado de Ice Cream Sandwich.

Para o Google, a inclusão do seu sistema operacional no produto é uma maneira de consolidar o Android como o mais usado em dispositivos móveis. De acordo com a consultoria Gartner, no segundo trimestre deste ano o Android dominava 43,4% de participação nos smartphones, enquanto o iOS da Apple detinha 18,2% e o Symbian, desenvolvido pela Nokia, 22,1%.

Apesar de ainda não existir um preço oficial para o Galaxy Nexus, fontes que não quiseram se identificar afirmaram que o produto deve seguir a linha dos produtos Galaxy S, que já pode ser encontrado no mercado e também equipado com o sistema operacional Android. Atualmente, o Galaxy II, segundo modelo da família, pode ser encontrado na faixa de U$700.

O presidente da divisão de comunicações móveis da Samsung, JK Shin, afirmou que “estamos visando o segmento premium com o Galaxy Nexus”. Especula-se que o Nexus esteja à venda no começo do próximo mês nos Estados Unidos, na Europa e Ásia. Aos poucos o produto deve chegar a outros países.