Publicado em: segunda-feira, 29/08/2011

Samsung anuncia lançamento em setembro de ferramenta para conversas instantâneas

A empresa Samsung anunciou que o lançamento do seu próprio serviço de mensagens instatâneas será realizado no mês de setembro. Batizado de “ChatOn”, o serviço segue a mesma lógica do BlackBerry Messenger, desenvolvido pela Research In Motion (RIM) para os seus celulares inteligentes BlackBerry. O produto da Samsung visa atender os clientes de tablets e celulares. As conversas iniciadas com o “ChatOn” poderão ser realizadas em grupo. A Samsung vai lançar o serviço para o seu próprio sistema operacional, o Bada, para o Android, da Google, e para o iOS, da Apple.

A previsão é que o serviço da Samsung contemple 120 países, sendo que dentro destes a perspectiva é que sejam disponibilizados 62 idiomas. Além do compartilhamento das conversas, os clientes também vão poder enviar fotos, contatos e calendários de compromissos. Os usuários do “ChatOn” podem escolher se preferem iniciar uma conversa com somente uma pessoa ou em grupo.

Parte do serviço de divulgação do “ChatOn” tem sido feito pelo YouTube com a publicação de um vídeo institucional explicando o funcionamento da ferramenta. Com esta propaganda, a Samsung defende que está “reinventando e democratizando as comunicações” ao desenvolver “um verdadeiro serviço global de comunicações móveis”.

Como uma estratégia de manter um “ranking” de uso do serviço, mas também para ilustrar aos clientes o quanto tem conversado com seus contatos, o “ChatOn” vai atualizar uma lista identificando com quais amigos o cliente tem se comunicado mais. Essa informação vai ser gerenciada com a premiação de medalhas por frequência das conversas.