Publicado em: quinta-feira, 08/03/2012

Samsung abre novo processo contra a Apple

Nesta quarta-feira (7), a Samsung Electronics anunciou que começou um novo processo contra a Apple na Coreia do Sul. A empresa afirma que os produtos da concorrente, iPad 2 e 4S, violam três de suas patentes. Com este processo, a luta entre as gigantes do ramo de tecnologia só aumenta pela liderança no mercado de aparelhos móveis. A tensão é cada vez maior depois de uma onda de disputais na justiça em diversos países como Alemanha, Holanda e Austrália.

A Samsung Eletronics afirmou que este novo processo, que foi aberto na terça-feira em uma corte na cidade de Seul, está relacionado com patentes de interface, modos de exibição de informações nos dispositivos e mensagens curtas de texto. As empresas estão nesta briga já há certo tempo, e a disputa se estende para mais de 30 casos em dez países do mundo. A Apple foi a quem deu o primeiro passo na Justiça.

Início das batalhas

Em abril de 2011, a empresa fundada por Steve Jobs abriu um processo contra a Samsung Eletronics afirmando que a companhia estava copiando “descaradamente” modelos de seus produtos. O exemplo dado pela Apple foi o iPhone e o iPad, que considera muito semelhantes aos dispositivos da empresa rival, o Galaxy S II e o Tab.

A Samsung Eletronics, por sua vez, não se calou perante as acusações, e disse que a Apple infringiu suas patentes e não pagou royalties. Porém, a Apple não está envolvida apenas em processos com a Samsung. A empresa de Steve Jobs está em processos contra outros fabricantes de smartphones, que fazem uso da plataforma Android, do Google e HTC.