Publicado em: domingo, 10/02/2013

Salve Jorge – Merchan com vilã de Salve Jorge faz Kia Motors ser mal vista por usuários do Twitter

A fabricante de veículos Kia Motors emitiu uma nota oficial durante esta quarta-feira (6) para afirmar que não tem nada a ver com a forma que os veículos das marca estão sendo apresentados pela novela Salve Jorge. Esta declaração gerada peal empresa ocorreu após uma ação de merchandising que foi exibida durante o capítulo de terça-feira (5) pela novela de Gloria Perez. Durante uma cena, a traficada Rosângela (Paloma Bernardi) que virou vilã no folhetim faz poses como garota-propaganda da marca. A inimiga de Morena (Nanda Costa) ficou ao lado de um automóvel da marca no primeiro trabalho que ela fez como modelo.

Da mesma forma que Morena, Rosângela foi até a Turquia por causa quadrilha de traficantes de pessoas que a vilã Lívia (Claudia Raia) comanda. Ao invés de buscar fugir e mostrar resistência como a jovem moradora do Complexo do Alemão, a ruiva optou por ir para o lado dos bandidos. Como troca disso, ela recebeu a oportunidade de participar de uma campanha de publicidade e pudesse realizar o sonho de virar modelo.

Este merchandising de maneira inusitada fez barulho nas redes sociais. No Twitter, usuários estavam indignados e perguntavam se a marca estava apoiando o tráfico de seres humanos, que é o tema social presente na novela. A Kia Motors afirmou que os veículos da empresa são utilizados por os vilões como por pessoas de bem, como no caso da delegada Heloisa, que a atriz Giovanna Antonelli interpreta.

Vale a lembrança que é comum que no mercado publicitário ocorra uma aprovação do anunciante das ações que vão envolver os produtos da empresa antes das peças serem veiculadas, inclusive em novelas.