Publicado em: quinta-feira, 14/07/2011

Salão do Turismo começa com foco nos investimentos das Olimpíadas e da Copa

O 6º Salão do Turismo, maior evento do segmento de viagens no Brasil, foi aberto nesta quarta-feira (13) no pavilhão de exposições do Anhembi. Nesta edição, o foco será na qualificação dos 306 mil profissionais do turismo, entre recepcionista de hotéis, atendentes, informantes de aeroportos, segundo o ministro do Turismo, Pedro Novais. ‘Eles melhorarão o desempenho técnico de suas atividades, se instruirão e muitos aprenderão o essencial de inglês e espanhol’, afirmou o durante a cerimônia de abertura.

A preocupação está em conseguir receber o os turistas nos grandes eventos programados para os próximos anos. “Teremos hotéis em todo o país para a Copa”, disse o ministro. Ele ainda informou que o país deve liberar uma linha de crédito de R$ 4 bilhões que devem ser gastos em incentivos à rede hoteleira e também as empresas que desejam reformar ou ampliar as unidade de hospedagem.

O evento ainda conta com 27 estandes, que são divididos em cinco módulos que representam novos destinos, gastronomia, artigos de moda, manifestações artísticas, artesanato e pacotes de viagem com preços atrativos. Também está prevista para o salão uma rodada de negócios com o encontro entre operadores de turismo que busca comercializa os produtos brasileiros.

O ministro do Turismo também anunciou o lançamento de um novo sistema para a cidade de Salvador, que deve facilitar o trabalho de hotéis e ainda agradar os hóspedes. O novo Sistema Brasileiro de Registro de Hóspedes deve deixar as atividades de chek-in mais rápidas. Além disso, será realizado um cadastro manual, que deve ser preenchido automaticamente após a primeira inserção de dados, em todos os hotéis do país. Dessa maneira, cada vez que o cliente chegar ao hotel ele não precisará dar toda as suas informações.