Publicado em: quinta-feira, 17/10/2013

Saiba mais sobre intolerância alimentar: suas causas e efeitos

Saiba mais sobre intolerância alimentar: suas causas e efeitosVocê sabe o que causa e quais os sintomas da intolerância alimentar? Intolerância alimentar é uma ação de reação do organismo contra algum tipo de comida, alimento que unidos aos anticorpos do tipo IgG, provoca uma reação mais demorada do que a alergia. O mal é mais comum do que se imagina, atinge cerca de 40% da população brasileira e está vinculada a anticorpos chamados IgG, que sucedem uma reação imunológica em combate a algumas proteínas existentes nos alimentos, ocasionando sintomas como dores na barriga, resfriado, desarranjo intestinal, fortes dores de cabeça e muito mais.

Não é uma tarefa das mais fáceis descobrir exatamente qual ou quais tipo de comida são causadores do desconforto, já que os sintomas podem aparecer depois de alguns dias da ingestão. Sem contar, que devido à coincidência entre os sintomas, é usual confundir a intoxicação com a alergia.

O médico especialista em genética, Cláudio Schimidt informa que para diferenciar a alergia da intolerância alimentar, é que na primeira os sintomas são mais intensos como surgimento de placas avermelhadas no corpo e problemas de ordem respiratória, em alguns casos chegando ao choque anafilático ou edema de glote, que podem ocasionar a morte.

As alergias mais rotineiras estão associadas à lactose, ao ovo de galinha, ao amendoim e a camarões. A constância pode sofrer variações com elementos culturais que influenciam o regime. Ademais, a combinação com corantes e produtos químicos industrializados é um agravante se mantidos na alimentação.

Schimidt afirma que não existe cura para a intolerância, a prevenção e perspicácia do paciente em determinar o que vai comer ou não, podem ser as melhores soluções para diminuir os sintomas. O diagnóstico da doença é essencial para impedir os indícios que causam desconforto. O médico destaca que os exames devem ser norteados conforme cada caso. Há testes para medição dos anticorpos peculiares através da avaliação para vários alimentos.