Publicado em: segunda-feira, 26/05/2014

Ruídos suaves e de forma contínua ajudam no sono

Ruídos suaves e de forma contínua ajudam no sonoNão existe incomodo maior do que ter que dividir a hora do sono com ruídos, principalmente quando se mora perto de locais com um transito muito intenso, sons de carro ou até mesmo quem mora perto de aeroportos e sofre com o barulho de aviões. Com todo esse barulho, fica quase impossível dormir tranquilo e descansar. No programa Bem Estar da última sexta-feira (23), a neurologista Andrea Bacelar explicou que é possível diminuir esses incômodos e minimizar os ruídos externos.

E a solução para isso é mais improvável: usar outro barulho, que é chamado de “ruído branco”. Esse tipo de ruído é como o barulho da chuva, são suaves e contínuos e podem auxiliar a ajudar entrar em um estado de sonolência, fazendo com que a pessoa deixe de lado o barulho predominante e passe a prestar atenção nestes outros sons. De acordo com os estudos, o som da TV em um volume baixo ajuda na insônia porque acaba trazendo distração. Com a tecnologia, é possível até mesmo identificar aplicativos no celular com esses barulhos direcionados principalmente para quem tem problemas em conseguir engatar no sono.

Som e temperatura

A neurologista Andrea Bacelar ressalta que mesmo que isso seja uma saída para os que sofrem com esse problema, pode não funcionar para algumas pessoas, além de prestar atenção no som, é importante também se atentar a outras questões. Para algumas pessoas pode não ser benéfico, porque todos precisam de estabilidade e previsibilidade no sono, e qualquer perturbação diferente pode atrapalhar, trazendo um incomodo maior ainda.

Isso explica as pessoas dormirem tranquilamente com qualquer tipo de som, mas estarem mais sensíveis ao acordarem, despertando com um ruído de uma freada de ônibus ou um som mais forte. Não só o som atrapalha a qualidade de sono, mas também a temperatura, o corpo esfria durante a noite e para que nada atrapalhe, é sempre importante ter uma coberta por perto, para que nada atrapalhe o momento do descanso.