Publicado em: sábado, 15/03/2014

Rovio anuncia RPG de Angry Birds

Rovio anuncia RPG de Angry BirdsNesta semana a Rovio, empresa finlandesa responsável pela franquia Angry Birds, anunciou o lançamento de Angry Birds Epic, novo título da franquia. Contudo, desta vez, a dinâmica do jogo será muito diferente: ao invés de lançar pássaros, os usuários deverão controlá-los em um RPG (Role Playing Game). O jogo terá uma temática medieval e combates em turnos.

Diversificação

Desde o ano passado, a Rovio vem tentando diversificar seu catálogo de Angry Birds. Aproveitando o sucesso da franquia, a empresa lançou em 2013 o canal Toons, com uma série animada sobre o jogo, além do game Angry Birds Go!, inspirado em Mario Kart. Curiosamente, esta tendência já foi explorada pela própria franquia Mario, da Nintendo, com a criação de um jogo de corrida e, posteriormente, um RPG.

Lançamento

A Rovio ainda não deu muitos detalhes sobre a data de lançamento de Angry Birds Epic. Contudo, ainda nesta semana, o game chegará a Nova Zelândia, Austrália e Canadá. Em seguida, começará a ser disponibilizado em outros países. Embora não tenha anunciado datas, a Rovio declarou que os lançamentos acontecerão em breve. Inicialmente, Angry Birds Epic estará disponível apenas para iOS, mas posteriormente também será lançado para Windows 8 e Android.

De acordo com a empresa, a ausência de um lançamento global para Angry Birds Epic se justifica porque, inicialmente, a Rovio tem o objetivo de avaliar a recepção dos usuários ao jogo, para promover eventuais mudanças no futuro.

Narrativa

Pela primeira vez, um game da franquia Angry Birds terá como foco o enredo. A Rovio deu pouquíssimos detalhes sobre o jogo, mas, pelas poucas imagens divulgadas, tudo indica que a história continuará em torno da batalha entre porcos e pássaros. Contudo, desta vez, os confrontos acontecerão em um cenário parecido com um tabuleiro (visual muito conhecido entre os fãs de RPG). De acordo com a empresa, a cada etapa do game haverá um desafio final, o que sugere a presença de “chefões” no game.

A Rovio informou também que Angry Birds Epic terá um espaço para comercialização de itens, o que já tinha sido visto em Agry Birds Go!. O RPG também será lançado na lógica “freemium”, ou seja, será gratuito, mas com a possibilidade de se adquirir itens com dinheiro real, ou vendê-los dentro do jogo.

Próximos lançamentos

Ainda em 2014, a Rovio deve lançar Stella, uma espécie de versão feminina de Angry Birds. Assim que Stella foi anunciado, a Rovio acabou sendo bombardeada por críticas de usuários, que consideraram que a criação de uma versão feminina para Angry Birds era algo extremamente caricato e estereotipado.

Em resposta, a Rovio declarou que Stella não será um jogo para meninas, mas reconheceu que meninos e meninas têm experiências diferentes ao jogar. No caso das garotas, há um componente mais social, o que será explorado em Stella. Ainda assim, a Rovio esclareceu que Stella deverá ser um jogo para todos. Assim como Epic, o game deve trazer uma maior complexidade ao enredo, deixando claro que a Rovio pretende enriquecer as histórias de sua franquia.