Publicado em: quinta-feira, 26/07/2012

Rosto de Evita estampa nova cédula na Argentina

Nesta quarta-feira (25), a presidente da Argentina, Cristina Kirchner, fez a apresentação da nova cédula de 100 pesos do país. O rosto de Eva Duarte de Perón, a famosa Evita, estampa a cédula. Esta é uma homenagem do país aos 60 anos do falecimento da segunda esposa do ex-presidente Juan Perón.

De acordo com informações de agências de notícias, a Casa da Moeda argentina irá fazer uma impressão especial da cédula de Evita. Serão impressas 20 milhões de cédulas as quais terão uma imagem da ex-primeira-dama de perfil. A iniciativa faz uma remontagem de 1952, depois que Evita morreu. Segundo a presidente argentina, nesta época já existiam trabalhos para que o desenho de Evita estampasse uma cédula.

Interrupção

O projeto, porém, teve uma interrupção em decorrência do golpe de Estado que aconteceu na Argentina em 1955, que causou a derrota de Juan Perón. Em meio ao empenho daqueles que faziam o golpe em destruir todos os símbolos que representassem a época de Perón no poder, um dos funcionários da Casa da Moeda conseguiu salvar o esboço do desenho de Evita, escondendo-o atrás de um móvel.

Segundo Cristina Kirchner, os esboços foram encontrados quando aconteceu a reativação da Casa da Moeda. A presidente lembra que em dois séculos é a primeira vez que uma mulher irá ter seu rosto estampado em uma cédula. Cristina Kirchner afirma que a homenagem não é apenas para Evita, mas para todos os cidadãos argentinos porque, segundo a presidente, “repara nossos próprios erros e equívocos”.