Publicado em: quinta-feira, 20/02/2014

Ronaldinho Gaúcho concorre a prêmio de melhor retorno do ano

Ronaldinho Gaúcho concorre a prêmio de melhor retorno do anoO atacante brasileiro Ronaldinho Gaúcho, do Atlético-MG, foi um dos indicados ao prêmio Laureus de melhor retorno do ano. A indicação veio devido à conquista inédita da Libertadores pelo Galo, que teve participação fundamental de Ronaldinho Gaúcho. Antes do Atlético-MG, Ronaldinho viveu momentos conturbados no Flamengo.

Concorrentes

O prêmio Laureus de 2014 traz diversos outros concorrentes, tendo como destaques, junto com Ronaldinho, o tenista Rafael Nadal e o golfista Tiger Woods. Nadal, após retornar de uma séria lesão, voltou à sua antiga forma, enquanto Tiger Woods se envolveu em uma série de escândalos e esteve próximo de se aposentar.

Ao todo, são dez concorrentes ao prêmio. Todos foram anunciados nesta quarta-feira, 19 de fevereiro. A lista também inclui Yelena Isinbayeva, Lind Dan, LaShawn Merritt, a equipe do Boston Red Sox e outros. O Brasil também está representado pelo campeão mundial de vela Robert Scheidt.

Lista final

O prêmio Laureus, inicialmente, divulga a lista com dez participantes. Ainda em fevereiro, será apresentada a lista final, que terá apenas seis nomes. O evento de premiação acontecerá em Kuala Lumpur, no dia 26 de março. Considerado o Oscar do esporte, o Laureus oferece prêmios em várias outras categorias. Inicialmente, o evento seria realizado no Rio de Janeiro, mas o governo estadual rescindiu seu contrato com a organização do prêmio devido a falta de verbas.

O evento é realizado todos os anos e, em 2013, aconteceu no Theatro Municipal, no Rio. O objetivo era manter a cerimônia no Brasil pelo menos até a realização das Olimpíadas de 2016. Em 2013, os vencedores do Laureus foram Usain Bolt, Andy Murray, Daniel Dias e Michael Phelps.

Cancelamentos

O cancelamento do Laureus foi anunciado em cima da hora, no meio de janeiro. Com isso, o Rio de Janeiro acumulou o terceiro cancelamento de eventos relacionados ao esporte nos últimos tempos. Em 2012, a cidade abriu mão de realizar a Soccerex, maior convenção mundial de negócios relacionados ao futebol. Também por falta de verbas, foi cancelado o torneio Athina Onassis Horse Show, de hipismo.

Categorias

Além da categoria de Melhor Retorno, o Laureus também premia os melhores esportistas do mundo nas categorias masculino e feminino, além de esportista com deficiência, revelação, conquista excepcional, equipe, atleta de ação e conquistas da carreira. A votação é realizada secretamente por membros de um júri especializado em esportes.

Dentre as modalidades que concorrem ao prêmio de melhor retorno do ano estão tênis, futebol, iatismo, golfe, basquete, beisebol, atletismo, vela e badminton. O prêmio de melhor retorno é atribuído exclusivamente a atletas que tiveram desempenho abaixo do esperado em temporadas anteriores, em seus respectivos esportes, mas conseguiram dar a volta por cima em 2013. No caso do Boston Red Sox, por exemplo, a equipe conquistou a liga norte-americana de beisebol em 2013, após uma temporada em que ficou na lanterna da competição, acumulando 93 derrotas. Na edição de 2014 do prêmio, no que diz respeito à categoria de melhor retorno, não há um favorito claro para a conquista do prêmio.