Publicado em: quarta-feira, 07/03/2012

Romney vence “Superterça”

Nesta quarta-feira (7), a imprensa norte-americana divulgou a vitória do ex-governador de Massachusetts e pré-candidato republicano, Mitt Romneym nas primárias da “Superterça” nos Estados Unidos. Mesmo assim, a vitória não define se Romney será o candidato do Partido Republicano nas eleições presidências, que acontecerão no dia 6 de novembro.

De acordo com o jornal “The New York Times” e a rede de TV “CNN”, Romney conseguiu vencer as prévias desta terça-feira em seis dos dez estados que participaram da votação. Isso reforça seu favoritismo para enfrentar o atual presidente Barack Obama em novembro, que irá tentar mais um mandato pelo Partido Democrata. A votação mais acirrada foi em Ohio, local onde Romney conseguiu sua quinta e mais importante vitória.

Disputa em Ohio

O estado de Ohio ajudou com 66 dos mais de 400 delegados, que consiste em quase 40% do total indispensável para definir a indicação do partido para as eleições, que é de 1.144 delegados em todo o país. Em uma votação muito disputada, Romney conseguiu 38% dos votos no estado, enquanto Santorum obteve 37%. O estado de Ohio é, historicamente, indeciso quanto as decisões políticas, e costuma mudar de candidato. Por este motivo, quem vence neste estado garante a indicação do partido.

Romney é o grande favorito para representar o Partido Republicano nas eleições presidenciais deste ano. O pré-candidato também conquistou vitórias nas primáveis na Virgínia, Vermont, Idaho e Massachusetts. Na Virgínia, Romney conquistou 60% dos votos contra 40% de Ron Paul. Já em Vermont, Romney obteve 40%, sendo que Ron Paul teve 25% e Rick Santorum 24%. Em Massachusetts, Romney teve uma larga vantagem sobre os demais, conseguindo 72% dos votos contra apenas 12% de Santorum.