Publicado em: quarta-feira, 11/01/2012

Romney vence primária republicana em New Hampshire

O pré-candidato republicano à eleição presidencial de 2012 nos Estados Unidos, Mitt Romney, venceu a primária do seu partido em New Hampshire na terça-feira (10), sendo que esta é a sua segunda vitória entre os Republicanos, o que o configura como o preferido a disputar com o presidente democrata, Barack Obama. A sua primeira vitória foi em Iowa, evento que abriu o calendário eleitoral americano. Pesquisas de opinião já demonstravam que Romney era o favorito a vencer a disputa de terça-feira.

Em 2008, Romney também disputou as prévias para ser o candidato republicano a concorrer contra Obama, mas foi derrotado por John McCain, que acabou se tornando o candidato oficial das eleições. A recente biografia de Romney, escrita por R.B. Scott, mostra que a ambição de chegar à Casa Branca vem de longa data e que esse objetivo é consequência da maneira como ele foi criado. De acordo com o autor, “Romney nasceu dentro da política e foi doutrinado de que é preciso trabalhar para servir sua comunidade e seu país”.

Na primária de New Hampshire, Romney liderou com cerca de 40% dos votos, sendo que isso representa uma vantagem de 16 pontos em cima do segundo colocado, o parlamentar do Texas Ron Paul.

Na sequência, o terceiro colocado foi Jon Huntsman, com 16,8%. Em quarto lugar, Newt Gingrich, seguiu com 9,4% e Rick Santorum, com 9,3%. O candidato que ficou como último colocado em Iowa, Rick Perry, não participou da primária em New Hampshire. O candidato oficial dos republicanos será anunciado em agosto.