Publicado em: quarta-feira, 09/05/2012

Romney vence mais três primárias

Nesta terça-feira (8), o pré-candidato republicano Mitt Romney conseguiu vencer em mais três estados e está próximo de oficializar a sua indicação do partido para disputar as eleições presidenciais contra Barack Obama em novembro. As primárias aconteceram em West Virginia, Carolina do Norte e Indiana, sendo que, dos aproximadamente cem delegados, o pré-candidato obteve ao menos o voto de 55.

Desta forma, Mitt Romney diminuiu a distância que o separada da indicação oficial para representar o Partido Republicano. Até ontem, o ex-governador de Massachusetts contava com 288 delegados. Depois que seus rivais internos – Newt Gingrich e Rick Santorum – deixaram a disputa, Romney já está aparecendo a todos como o candidato republicano.

Delegados necessários

Acredita-se que Romney só conseguida alcançar os 1.114 delegados (número necessário para que seja indicado pelo partido) na primária do Texas, que irá acontecer no dia 29 de maio. No entanto, ele poderá conseguir convencer os delegados de seus antigos rivais a votarem nele antes desta data.

Tanto Santorum quanto Gingrich já declaram que irão apoiar Romney nas eleições presidenciais contra Obama caso ele seja indicado. No entanto, nenhum dos dois desistentes, até o momento, permitiu que seus delegados votassem no ex-governador de Massachusetts. Ao contrário disso, muitos delegados afirmam que não irão apoiar Romney sem terem a liberação dos candidatos.