Publicado em: quarta-feira, 04/01/2012

Romney vence eleições primárias nos EUA

Nesta terça-feira, dia 3 de janeiro, os Estados Unidos realização as primárias das eleições presidências. O republicano Mitt Romney, ex-governador do estado de Massachusetts, ganhou a votação, que aconteceu em Iowa. A vitória se deu por somente oito votos de diferença de Rick Santorum, ex-senador da Pensilvânia, segundo colocado.

Com 21% dos votos, Ron Paul ocupou o terceiro lugar. Na sequência apareceu Newt Gingrich, ex-presidência da Câmara dos Representantes, com 13%; Rick Perry, ex-governador do Texas, com 10%; Michelle Bachmann, representante de Minnesota, com 5%; e por último John Huntsman, ex-governador de Utah, com 1%. Depois de realizar um mau desempenho das urnas, Rick Perry disse que irá voltar para o Texas reavaliar sua campanha.

Antes, Perry iria para a Carolina do Sul, onde serão realizadas, no dia 21, as primárias. A votação de Iowa foi a mais acirrada disputa pela presidência para os republicanos. Essas primárias servem para escolher o candidato do partido que concorrerá as eleições em novembro. A disputada mais apertada tinha sido a de 1936, nas primárias de Dakota, onde a diferença foi de 257 votos.

Os resultados conquistados em Iowa permitem que os candidatos mais votados tenham mais apoio, inclusive financeiro, para continuarem suas campanhas. Desta forma, o que se sair melhor nas primárias terá a chance de tentar disputar a eleição contra Barack Obama, democrata, que pretende se reeleger.