Publicado em: sábado, 24/03/2012

Romney pretende confirmar liderança republicana nas prévias deste sábado

Neste sábado (24), o pré-candidato do Partido Republicano, Mitt Romney, pretende confirmar a sua liderança pela disputa da indicação do partido. Depois de uma grande vitória no estado de Illinois, o ex-governador de Massachusetts tentará vencer as prévias de hoje na Louisiana e confirmar seu favoritismo. Mitt Romney obteve 47% de aprovação, sendo doze a mais do que seu rival Rick Santorum. Mesmo assim, as pesquisas indicavam que Santorum possui vantagem na Lousiana.

De acordo com as primeiras pesquisas realizadas, Santorum possuía 14 pontos de vantagem sobre Romney no estado da Louisiana. No entanto, uma pesquisa de votos divulgada nesta sexta-feira (23), mostrou que o pré-candidato Romney teve um de seus melhores índices nas eleições primárias do Partido Republicano.

Índices

De acordo com o levantamento feito pelo instituto Gallup, o ex-governador de Massachusetts está com 40% dos votos de todos os eleitores republicanos registrados dos Estados Unidos. Enquanto isso, o pré-candidato Rick Santorum possui 26% de aprovação do eleitorado. O ex-líder da câmara, Newt Gingrich, por sua vez, possui 14% e, logo em seguida, vem o ex-deputado Ron Paul, com 8% de preferência.

Esta pesquisa indica que Romney teve um crescimento de seis pontos desde a terça-feira, dia em que aconteceu a última prévia do partido. Enquanto Romney sobe nas pesquisas, Santorum cai dois pontos. Todos os pré-candidatos realizam campanha nesta sexta-feira. Neste sábado, 20 delegados irão contribuir para os concorrentes, sendo que é preciso 1.144 para que a indicação seja confirmada pelo partido. O indicado republicano irá disputar a presidência do país com o candidato democrata, Barack Obama.