Publicado em: terça-feira, 28/02/2012

Romney e Santorum enfrentam primárias em Michigan e no Arizona

Nesta terça-feira (28), os candidatos à indicação republicana para as eleições presidenciais dos Estados Unidos irão enfrentar primárias nos estados de Michigan e Arizona. Mitt Romney tem a difícil tarefa de vencer Rick Santorum em Michigan, estado em que seu pai foi governador. A vitória será importante para Romney, pois uma derrota pode ser extremamente constrangedora. Algumas pesquisas apontam empate técnico entre os dois candidatos neste estado e uma larga vantagem de Romney no Arizona.

Em meio a chances de derrota, a estratégia de campanha de Romney tenta não dar tanta importância ao estado natal do ex-governador de Massachusetts, afirmando que o que realmente importa é a vitória. Um estrategista da campanha eleitoral de Romney afirma que se o candidato não vencer em Michigan não é tão “devastador” quanto o que estão pensando. Santorum, por sua vez, baseou sua campanha no estado em suas opiniões conservadoras e questões sociais, enfatizando a construção de uma base industrial em Michigan.

Santorum afirma que irá surpreender

Na segunda-feira, Rick Santorum afirmou que muitos ficarão surpresos com as próximas primárias e que ele está muito animado com a resposta do eleitorado com relação a sua campanha. Somente os republicanos poderão votar nas primárias de hoje no estado de Michigan, porém as regras das eleições garantem que a população pode mudar de partido.

Com esta regra, alguns democratas podem se tornar republicanos somente para participarem das primárias, o que ajuda na imprevisibilidade dos resultados. Santorum tem sido o principal alvo de Romney, depois que apresentou bom desempenho nas pesquisas eleitorais. Santorum segue sua linha conservadora, criticando a utilização do anticoncepcional, rejeitando o abordo e o casamento entre pessoas do mesmo sexo.