Publicado em: quarta-feira, 21/03/2012

Romney deve vencer prévias em Illinois

Romney deve vencer prévias em IllinoisO pré-candidato republicano Mitt Romney deve ganhar as prévias no estado do Illinois, de acordo com a projeção feita pela rede CNN. Romney é o candidato favorito a indicação do Partido Republicano para enfrentar o presidente Barack Obama nas próximas eleições, que acontecem em novembro. O estado de Illinois é reduto de Obama e Romney deve vencer.

Com aproximadamente 7% dos votos contabilizados, Romney estava liderando com 55% contra 27% de Rick Santorum. Ron Paul aparece na terceira posição com 10% e Newt Gingrick vem logo em seguida com 7%. As pesquisas boca-urna indicavam que 70% dos votos de Illinois provêm de áreas do subúrbio de Chicago, local onde Romney possui muitos apoiadores.

Votação

De acordo com a CNN, Romney possui mais votos entre as pessoas que têm nível educacional mais elevado. Já Santorum tem a preferência daqueles provenientes de comunidades rurais, que são considerados “conservadores”. Romney precisa conseguir também os votos populares para que consiga aumentar o número de delegados e atinja a meta de 1.144 para ser indicado pelo partido.

Caso Romney consiga vencer em Illinois, irá abrir vantagem sobre Santorum nas prévias da Luisiana (sul), que acontecem no dia 24 de março, assim como nas de Washington e Maryland (leste), no dia 3 de abril. Romney, ex-governador de Massachusetts, foi o pré-candidato que obteve o maior número de primárias, porém sua indicação pelo partido foi interrompida devido as recentes conquistas de Santorum.